quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A partir do dia 1º de janeiro “O trabalho vai voltar”



Eleito com 66,04%, o que representa 195.967 votos dos mais de 373 mil eleitores feirenses, José Ronaldo agora se prepara para assumir o comando do Município a partir de 1º de janeiro de 2013 e honrar os compromissos assumidos.  Ele afirmou que infelizmente, o mandato do seu sucessor “foi desviado daquilo que realizamos” e que “agora vai começar o terceiro mandato”.
            Sem ter conhecimento da situação administrativa e financeira do município, Ronaldo diz que espera sensibilidade do prefeito para com a comissão de transição que será formada objetivando a troca de governo. Devido ao clima ruim que se formou entre ele e o prefeito Tarcízio Pimenta logo após o rompimento da parceria formada em 2008, o sucesso do trabalho dessa comissão é uma incógnita.                                                                                     

Algumas Secretarias foram criadas na atual gestão, mas embora a sociedade espere pela criação de outras, ou pelo mesmo pelo desmembramento de algumas, como é o caso da “Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo é cauteloso quanto à questão. “Não vou fazer secretaria sem orçamento. Secretaria não pode ser criada para amparar afilhados”, diz ele insinuando que alguma secretaria possa ter sido criada apenas para dar emprego a afilhados políticos.
           
Relações políticas
            O deputado Zé Neto declarou à imprensa que espera que haja diálogo com José Ronaldo “porque Feira de Santana precisa de grandes projetos que dependem da intervenção dos governos federal e estadual”. Na visão do deputado “o PT tem um projeto de governo que está dando certo no Brasil e na Bahia”, e esse modelo deve ser seguindo.
            O diálogo esperado pelo deputado pode até acontecer, mas não tendo ele como interlocutor, pois ficou claro nas declarações do prefeito eleito, o ressentimento pelos ataques promovidos pelo deputado Zé Neto contra a sua pessoa durante a campanha eleitoral. Assim sendo, o diálogo, se acontecer, deverá ser diretamente entre os governantes, ou entre seus representantes funcionais, como secretários e ministros, sem intermédio de políticos.

Câmara Municipal
            O prefeito eleito ainda não conta com os necessários dois terços da Câmara Municipal para governar sem sustos e aprovar com tranqüilidade os seus projetos. Para tanto, é necessário o apoio de 14 vereadores e, por enquanto, ele conta com 13: Justiniano França (DEM), Carlito do Peixe (DEM), Welliton Andrade (PTN), Roque Pereira (PTN), Cíntia Machado (PSC), Tonhe Branco (PSC), Reinaldo Miranda (PSDB), Neinha (PMN), Isaias de Diogo (PPS), Marcos Lima (PRP), Correia (PTB), Robeci da Silva Lima e David Neto (PTN).
Na oposição estão Pablo Roberto, Beldes e Alberto Nery, todos do PT. Agora o Ronaldo trabalha para conquistar o apoio dos cinco que ainda não decidiram que caminho tomar: Eremita Mota (PDT), Eli Ribeiro (PRB), Gerusa Sampaio (PDT) José Carneiro Rocha (PSL) e Edvaldo Lima (PP).
            É válido salientar que Gerusa é liderada pelo deputado Fernando Torres, que até pouco antes do término da Campanha estava com Tarcízio mas, houve um rompimento de última hora. Além disso, o deputado ainda apoiou os candidatos eleitos David Neto e José Carneiro. Portanto, tudo depende de que rumo o deputado irá tomar, muito embora José Carneiro e Devid Neto sejam considerados independentes.

Matéria publicada no jornal NoiteDia desta semana.

Nenhum comentário: