sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das crianças



Por que o dia das crianças é comemorado em 12 de outubro?

No Brasil, a data foi instituída por um político na década de 1920, mas – como tantas outras comemorações – só ganhou força mesmo na década de 1960 por razões econômicas. A origem da comemoração remete ao ano de 1924, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho criou um lei federal que instituía o dia das crianças. Por que 12 de outubro? Essa também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América, o chamado “Continente-criança” por ter sido descoberto tardiamente.

Mas não pense que a comemoração do Dia das Crianças foi absorvido culturalmente logo de cara. Pelo contrário. Durante décadas, ninguém dava bola para ele. Foi apenas nos anos 60 que a situação começou a mudar. Em jogo, entrou a grana. Isso porque, nesse período do ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma promoção para promover a venda da boneca “Bebê Rubusto”. Mesmo com esse nome exótico, a boneca foi sucesso de vendas. No ano seguinte, outras empresas viram na data a oportunidade de aumentarem as vendas de produtos infantis: a lei para a qual ninguém ligava foi usada pelas lojas para ganharem mais dinheiro.

E as crianças (e os comerciantes) viveram felizes para sempre!

Em outros países, o Dia das crianças cai em outras datas. Na Índia, por exemplo, eles festejam o dia das crianças quando nós comemoramos a Proclamação da República, em 15 de novembro. Já em Portugal e Moçambique, a comemoração é em 1º de junho. Na China e no Japão, em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Nenhum comentário: