segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alex Ferraz

PRIMEIRO TURNO
Nem esperaram acabar o primeiro turno e lá estava, desde ontem, a gasolina a R$ 2,89 o litro nos postos. Eis aí o presente do governo para seus eleitores. Alguém tem que dar uma explicação para esse aumento absurdo, com certeza!

Frase: "É a intolerância que nos desgoverna, venha ela do exagero partidário ou nasça da ambição de conservar ou adquirir o mundo. É dela que nascem os governos prepotentes e as oposições facciosas.” (Lauro Müller, 1863-1926, político e diplomata brasileiro)

Genuinamente descontrolado
O ex-presidente do PT, José Genoíno, um dos mentores e operadores do mensalão, segundo as denúncias, protagonizou ontem um espetáculo deprimente, em São Paulo. Ele foi, com a esposa, votar numa seção eleitoral localizada no bairro de Butantã e, ao ver a imprensa, desistiu do voto. Enquanto esperava a mulher cumprir o sagrado dever (obrigação, leia-se) do voto, foi abordado por jornalistas e, trêmulo e aos berros, disse, textualmente: “Vocês são uns urubus, e não converso com urubus. O que estou vivendo hoje eu passei durante a ditadura. Os torturadores usavam pau de arara. A tortura hoje é a da caneta. É a ditadura da caneta”. A cena dantesca chamou a atenção de quantos estavam no entorno da seção eleitoral, claro.
A mim me parece que o Sr. José Genoíno representa, com temerária fidelidade, um pensamento recorrente entre certa ala petista, qual seja o de colocar na imprensa a culpa pelas faltas que cometem.
Ou seja, o que importa não é o mensalão, tampouco a condenação pelo Supremo Tribunal Federal – que, diga-se de passagem, tem agido com máxima lisura, salvo rara exceção que não cabe aqui comentar -, muito menos a opinião pública. A culpa é da imprensa, e tão somente dela.
Coitados de nós, que nada mais fazemos do que exercer o legítimo direito de expressão, NOTICIANDO o que eles fizeram e o resultado dessas infrações.
Nunca canso de repetir: é por essas e outras que, desde o início do primeiro governo de Lula, a ala xiita do petista insiste em criar “marcos regulatórios” para a imprensa, um eufemismo para censura. E faz isso com surpreendente apoio de alguns jornalistas e um suspeito silêncio da maioria das entidades que representam (sic) os jornalistas. Para finalizar: Sr. Genoíno, se nós somos urubus, nada mais estamos fazendo do que sobrevoar carniças.

Lula, Haddad
e o Palmeiras (I)

Questionado, ontem, sobre se o julgamento do mensalão estaria prejudicando os candidatos do PT nessas eleições, o ex-presidente Lula usou mais uma vez do seu deboche e culto à alienação: “O povo não está preocupado com o mensalão. O povo está preocupado é se o Palmeiras vai cair para a segunda divisão.”
O pior é que ele tem razão. É isso aí...

Lula, Haddad
e o Palmeiras (II)

Sobre o enfrentamento entre Haddad e Serra, Lula disse que o candidato petista à prefeitura de São Paulo estava disputando com “uma pessoa de ontem, com ideias de anteontem”.
E como o apoio do socialista revolucionário Paulo Maluf, acrescento eu.

Mais uma
carnificina (I)

Mais uma família dizimada em acidente rodoviário. Desta vez, na BR-324, trecho próximo à cidade de Nova Fátima.
Detalhes: as seis pessoas mortas viajavam num veículo Gol que conduzia OITO passageiros.
Sabe-se que esses carros pequenos não comportam mais do que cinco pessoas, o que já é um exagero, em minha opinião.

Mais uma
carnificina (II)

Mas longe de mim querer culpar as vítimas. A realidade cruel é que não existe fiscalização adequada nas estradas brasileiras e infrações deste tipo passam batido.
Para completar, péssimas estradas. Uma armadilha cruel.

E por falar
em carros

Refém das montadoras, o governo federal segue reduzindo o IPI e inundando o País com carros, sem oferecer estradas nem ruas ou avenidas para que circulem.
Pior: a isenção sistemática de IPI, tanto para montadoras como para outros setores industriais, tem reduzido drasticamente a cota de pequenos municípios no Fundo de Participação dos Municípios. Alguém ainda vai pagar esta conta. Adivinhou quem disse nós, trabalhadores.

CIDADANIA - Amanhã, a partir das 8h, a Concessionária Litoral Norte (CLN) e o Instituto Invepar darão início aos trabalhos do Projeto Cidadania Sustentável, que tem como objetivo desenvolver oficinas de educação ambiental para alunos, professores, pais e representantes comunitários da região. O projeto, que conta com a parceria das escolas municipais e entidades comunitárias de Camaçari, Jandaíra, Conde, Esplanada, Entre Rios e Mata de São João, será iniciado na Associação Agrícola Rancho Alegre, em Arembepe, distrito de Camaçari.
TURISMO - Visando a preparar profissionais de turismo para a Copa, o Senac realiza, até o dia 25, inscrições para o processo seletivo do curso de Guia de Turismo. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova objetiva , que será aplicada no dia 27 de outubro, às 8h, no Senac Aquidabã.
TEATRO - O Sesc abre hoje as inscrições para o Sesc Dramaturgia, voltado para artistas e estudantes de teatro. O projeto visa a estimular a prática da leitura de textos teatrais, apoiar a pesquisa dramatúrgica e provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo.
PESSOA - Todas as quartas-feiras, a partir das 20h, no Hotel Pestana Convento do Carmo, um personagem ilustre é o convidado para o jantar. Trata-se de Fernando Pessoa. Ele mesmo, o poeta, incorporado e interpretado pelo ator Marcos Machado. Ao seu lado, Amadeu Alves, que faz a direção musical do monólogo e toca ao vivo a trilha sonora, compondo o tecido musical para as poesias declamadas e “de” e “por” Fernando Pessoa.

Nenhum comentário: