sábado, 20 de outubro de 2012

Banho de Folha é proteção para o corpo e para o espírito



 Para os adeptos do Candomblé as ervas e as folhas encontradas a disposição na natureza são presentes divinos para o ser humano encontrar a cura de muitos males físicos e espirituais, sendo o 'Banho de Folhas' uma das formas mais especiais e simples de harmonizar a vida e o corpo físico e mental, através da limpeza do corpo e da alma.
As ervas e folhas vêm sendo utilizadas desde a antiguidade, egípcios, chineses, e demais civilizações sempre se beneficiaram das propriedades encontradas na natureza através das ervas, folhas, cascas e raízes.
Para se ter um bom aproveitamento das ervas é necessário estar muito ciente de que não podem ser usadas indiscriminadamente e que cada folha, seca ou fresca, deve ser utilizada da maneira correta e não de forma experimental, sem qualquer conhecimento da erva ou planta.

A utilização normalmente se dá das seguintes formas:
Infusão - Despejar sobre as folhas/ervas água fervida e deixar abafada por no mínimo uns 15 minutos. As ervas devem ter sido lavadas em água corrente antes; Cocção - Nada mais é do que cozinhar (ferver) a planta (normalmente cascas e raízes) e depois utilizá-la para banhar-se, não são utilizadas as folhas verdes e mais frescas, porque erva fresca fervida pode perder sua energia viva;  

Maceração- Esfregar a erva fresca entre as mãos de forma que escorra sua seiva para o pote de banho, lembrando que essa seiva colhida pode ser aquecida, mas não fervida.
O termo banho de folhas, ao contrário do que possa parecer, não pressupõe apenas o uso de folhas. Podem ser usados também sementes, flores, e em alguns casos, frutos, além das cascas e raízes. Segundo a crença,  as cascas e raízes devem ser colhidas em fase de Lua Nova, já as folhas e flores, na Lua Cheia.
Os banhos de ervas são indicados para o reequilíbrio espiritual e é imprescindível que haja fé naquilo que se está fazendo, independente de religião. As ervas são consideradas uma força extra para o corpo, uma oração, uma conversa ou um pedido feito de coração aos Deuses e anjos protetores. O banho de ervas deve sempre ser jogado no corpo após o banho de limpeza normal, e normalmente do pescoço para baixo.

Os banhos podem ser classificados em:
 Descarregos - Esse banho serve para que a pessoa fique livre de impurezas energéticas e energias poluidoras que impregnam o corpo astral; Defesa - Este banho tem como característica defender o corpo astral, principalmente os chakras, de absorver energia negativa, densa e poluidora existentes no campo magnético humano; Energização - O banho de energização é utilizado para restabelecer o campo energético da pessoa, para relaxar o corpo físico e equilibrar o corpo astral.

Nenhum comentário: