quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Alex Ferraz

PELA CULATRA
O delegado da Polícia Federal licenciado e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB) lutou para censurar o filme Ted (por causa do “ursinho drogado”), mas tudo que conseguiu foi tornar este filme um recordista de bilheteria, nos dias de hoje, no Brasil. Merece um Oscar, esse Protógenes...
Frase: "As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia."
(Jorge Luis Borges)


UM EXEMPLO
O julgamento do Mensalão é uma das maiores vitórias da Justiça neste País. Mas ainda há quem conteste o simples fato de o escândalo estar sendo julgado, inclusive artistas, “intelectuais” e até mesmo parte da OAB (!)

Posição inacreditável da OAB do Rio
Do site da Tribuna da Internet (antiga Tribuna da Imprensa) retiro este primor e comentário do jornalista Carlos Newton, publicado ontem: “Realmente é inacreditável a situação a que chegou a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro. Acreditem se quiserem, mas o presidente da OAB, Wadih Damous, acaba de assinar o manifesto organizado por um grupo de cineastas e artistas contra o julgamento do mensalão pelo Supremo.”
“Como se sabe, a preparação do abaixo-assinado é liderada por Luiz Carlos Barreto, o Barretão, produtor do filme sobre Lula (“O Filho do Brasil”) e que se orgulha de ser amigo intimo de José Dirceu, a quem faz frequentes visitas de solidariedade, no apartamento em São Paulo ou no sítio de Vinhedo, que fica próximo à capital paulista.”
“Justamente num momento histórico de afirmação da Justiça brasileira, quando toda a sociedade civil precisa cerrar fileiras contra a corrupção, o presidente da OAB do Rio de Janeiro toma uma atitude dessas, desmoralizando a historicamente apartidária instituição, que tanto tem lutado em prol da democracia no país.”
Bem faço questão de frisar, senhores: trata-se da OAB, Ordem dos ADVOGADOS do Brasil, e de artistas e ditos intelectuais. Eles não se posicionaram em defesa dos réus, o que seria legítimo – embora eticamente duvidoso -, mas sim contra o JULGAMENTO. Eis aí a essência de um pensamento de certa ala petista, que, no fundo, no fundo, nutre uma macabra simpatia com as ditaduras. Vade retro!

O poder do
dinheiro

A cooptação da UNE e CUT é o maior exemplo do poder do dinheiro. Recebendo dezenas de milhões oficiais (no governo Lula) e milhares de empregos, essas entidades silenciaram ou, então, só se manifestam quando instadas pelo grupo do ex-presidente, a seu favor, claro.
Agora, parece que o dinheiro pago pelo filme a Barretão também está rendendo seus frutos. Uma vergonha!

Profissão de
alto risco (I)

O que a censura não consegue, a bala faz. Dados divulgados ontem pela Press Emblem Campaign (EC), organização civil que trata da proteção dos comunicadores em todo o mundo, dá conta de que o Brasil é o quarto país mais perigoso do mundo para o exercício da profissão de jornalista.
De acordo com a PEC, sete jornalistas foram assassinados no Brasil este ano, o que deixa o país atrás apenas de Síria (em guerra civil), Guatemala e México (dominado pelo crime do narcotráfico).

Profissão de
alto risco (II)

Ainda conforme números da PEC, 110 profissionais de imprensa foram assassinados em 25 países nos primeiros nove meses de 2012. Segundo o secretário-geral da entidade, trata-se de um número “jamais registrado em um período similar.”.

Uma cidade
abandonada

Será que alguma coisa será feita, ainda, para tornar transitáveis importantes vias de Salvador, com o Caminho de Areia, tomado por crateras de ponta a ponta?
A situação é vergonhosa e causa sérios prejuízos a donos de veículos. Impressionante!

O descaso vem
à tona

Ao tempo em que reitero os parabéns ao governador Jaques Wagner e ao vice Otto Alencar pela atitude exemplar tomada em relação ao sistema ferry-boat, ficou chocado com o que tem vindo à tona depois de serem afastados os que queria naufragar o sistema.
Essa história de motores novos abandonados, por exemplo, é um terror.

Violência
eleitoral

Nem só no Brasil a violência absurda de algumas campanhas, principalmente no interior, vem preocupando as autoridades eleitorais. Na Venezuela, que terá eleições presidenciais também no próximo dia 7, muitos já morreram em consequência de disputas selvagens. É o poder...
ELEIÇÕES - A Limpurb montou um esquema com serviços especiais de limpeza para o próximo domingo (7), das 7h às 23h, com o objetivo de manter a cidade limpa durante as eleições. Serão executados os serviços de varrição, lavagem dos logradouros, catação dos resíduos e coleta de toda produção.
LIVROS - A biblioteca móvel do Sesc já começou a circular por seis bairros de Salvador. Durante todo o mês de outubro, o caminhão baú com prateleiras adaptadas estará fazendo rodízio nos bairros de Pernambués, Valéria, Pau da Lima, Fazenda Grande III, Itapoan e Canabrava, com acervo de três mil livros.
PRÊMIO - O Prêmio Sebrae de Jornalismo abriu inscrições para a sua quinta edição, recebendo trabalhos desenvolvidos para mídias como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. A temática é voltada para os pequenos negócios. Mais informações: www.premiosebraedejornalismo.com.br
CORAIS - O Colégio São Paulo será palco hoje do Encontro de Corais de Salvador, das 15 às 18h, no Teatro CSP, no bairro Itaigara. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos da entidade.

ESCRITOR - Neste sábado, dia 6, às 18h, o projeto Fala Escritor contará com a presença da jornalista Mariana Paiva (jornal A Tarde) que participará do quadro Quem é o Escritor, na qual abordará sua experiência na área da literatura e do jornalismo cultural, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi.
 

Nenhum comentário: