quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Alex Ferraz

GUERRA CIVIL
Não é a Síria. É São Paulo, capital, onde, de janeiro até ontem, já foram assassinados 77 PMs. Em contrapartida, nos últimos três dias houve 26 assassinatos de supostos marginais, 16 deles na orla do estado paulista. Um clima de terror, não há dúvida.

Frase: "Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem." (Jean-Paul Sartre)

Sangue, sangue, sangue. Brasil!
A notícia que correu sites e redes sociais, ontem: “O quinto vereador mais votado de São Paulo, conhecido como coronel Telhada, foi eleito com o lema ‘Bandido bom é bandido morto’. Além dele, a bancada de edis eleita neste pleito com a bandeira da segurança pública tem ainda dois ex-comandantes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), que somam 77 mortes, um coronel que defende a PM na gestão da prefeitura e duas vítimas da violência urbana. Paulo Adriano Telhada (PSDB), Álvaro Camilo (PSD), Conte Lopes (PTB), Ari Friedebach (PPS) e Masataka Ota (PSB) estreiam na Câmara Municipal com a tarefa de tratar de um tema que, na teoria, só pode ser decidido por Estado ou União. Com 41 mortes nas costas entre as décadas de 1970 e 1980, quando esteve à frente da Rota, Conte Lopes afirma ter agido ‘legalmente’ em todas as ações.”
Muita gente aplaudiu e aplaude tal situação. E eu entendo, perfeitamente. É que chegamos ao ápice da impunidade, ao cúmulo da ineficiência do Estado (no sentido amplo do termo) em combater a violência de forma eficaz, legal e justa. O Brasil não tem pena de morte, formalmente, mas ela é exercida a todo momento, seja da Polícia para o bandido, ou vice-versa.
Na verdade, não há legalidade no País. Menores não respondem por seus crimes, traficantes têm armas que nem as Forças Armadas possuem, a Polícia, não raro, se confunde com a marginalidade (vide “ocupação” dos morros do Rio, quando o próprio comando da PM chamou a atenção dos seus soldados para que “evitassem furtos”), juízes libertam criminosos, criminosos assassinam policias à luz do dia. É o caos. E diante deste caos, a tendência é caotizar ainda mais, quando, através de eleições do tipo que narramos na abertura deste comentário se concretizam sob aplausos de uma população alienada e atônita. Mas isso interessa a certo tipo de político e governante. Então, vamos lá, e salve-se quem puder.

Cidade
esburacada (I)

Em frente à Unijorge, na pista interna ao lado da Paralela, motoristas têm que transitar sobre o canteiro, porque a via acabou. É só cratera. Intransitável.
No Caminho de Areia, nem pensar. Tudo é buraco.
E quem se queixa diretamente à Sucop pode receber uma resposta simples: não há asfalto. Ponto final.

Cidade
esburacada (II)

Resta saber se Salvador conseguirá sobreviver até o próximo prefeito tomar fôlego. Devemos lembrar que o Carnaval, que é a festa que determina o limite do “Verão”, começa no dia 7 de fevereiro. Então, quem assumir terá um mês para fazer de Salvador uma cidade tolerável para baianos e turistas. Acredite!

Onde estão
os projetores?

Há alguns meses, TODOS os projetores de luz (mais de 100) que iluminavam o coqueiral do Jardim de Alah foram roubados. Se o furto ocorreu à luz do dia, seria fácil ver quem roubou. E se foi à noite, claro (sem trocadilho) que o roubo seria notado de imediato.
Bem, mas o certo é que, até agora, ninguém, nem Polícia nem prefeitura, disse uma só palavra sobre os resultados de supostas investigações. Terra de ninguém.

Lixo e mau
cheiro no Imbuí (I)

Quem mora no bairro do Imbuí tem se queixado, e com razão, do terrível mau cheiro que exala da enorme quantidade de lixo produzida pelos quiosques de bares e restaurantes e que é jogada, sem qualquer critério, em uma lixeira que não suporta o volume de detritos.

Lixo e mau
cheiro no Imbuí (II)

Olha, até que aquele lugar ficou bonito e agradável, mas os donos de restaurantes, que atendem com esmero seus clientes, parecem não se importar nem um pouco com o destino incivilizado que é dado ao lixo que produzem (será que agem assim nas suas casas?). Coisa de província.

ACARAJÉ - Pioneiro na ideia de comercializar a versão do acarajé feita no forno e conservada no congelador, Ubiratan Sales é um dos 230 empresários que farão parte da Rodada de Negócios do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), dias 23 e 25 próximos, no Hotel Bahia Othon Palace, das 8h30 às 18h.

SALÃO - O Comando do 2º Distrito Naval está promovendo o X Salão Bahia-Marinhas, com o tema “Entre o Céu e o Mar”, com o objetivo de valorizar e difundir a arte da pintura, e o VI Salão de Fotografia do Mar, com o tema “A Amazônia Azul.” Mais informações: www.2dn.mar.mil.br,

ESCRITOR - O polêmico e um dos mais lidos escritores da Europa, o espanhol Javier Moro, vem a Salvador para palestras no Instituto Cervantes de Salvador e na Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA 2012). No dia 18 de outubro, às 19h, um dia antes de participar da FLICA 2012, Javier Moro vai ao Cervantes para um debate.

OFICINAS - Casa do Benin – espaço administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) – realiza hoje e nos dias 17 e 24 próximos, sempre a partir das 14 horas, Oficinas Arte - Educativas com a artista plástica Mônica Silva, com a mostra "Indumentárias Sagradas das Irmandades Negras – uma estética da devoção".
 

Nenhum comentário: