quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Alex Ferraz

ALIENAÇÃO
Em todas as reportagens de TV, para citar só um meio de comunicação, a cerveja é a responsável por todos os acidentes. Pode até ser, em parte. Mas ninguém se lembra das péssimas estradas, da péssima sinalização e da terrível fiscalização?

Frase: “Eu não discuto resultados das urnas”
(governador Jaques Wagner)


Parabéns, governador Wagner!
Ainda durante o corre-corre do primeiro turno, o governador da Bahia, Jaques Wagner, talvez tenha sido a única voz do PT a admitir que o julgamento do mensalão poderia ter influência na votação.
Naquele momento, não tive como conter um impulso de admiração por sua consciência, e, mais do que isso, por sua independência em declarar algo que provavelmente todo o partido queria negar.
Agora, depois do resultado do segundo turno, tendo sido eleito ACM Neto, oposição clara ao PT e seu método de governar na Bahia, Wagner repetiu sua opinião de independência e clarividência: “Não discuto resultados das urnas.”
Foi republicano, elegante e verdadeiro. Isso não significou “fazer as pazes” com a oposição e muito menos recuar diante do resultado das urnas, mas sim, a meu ver, avançar mais uma vez em termos de democracia. O governador mostrou que, não importa quem seja o vencedor, a verdadeira democracia tem que respeitar o resultado das urnas.
Espero que essa disposição – aliás, tenho a certeza disso – se mantenha ao longo da administração de ACM Neto na prefeitura da terceira maior cidade do País. Será sempre mais um ponto positivo para um governador que, a despeito dos duros desafios que enfrentou e enfrenta em seu governo, jamais perdeu a postura republicana. Vamos em frente, que atrás vem gente!

Falando
verdades (I)

O ministro interino das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, parece estar tirando o sossego da presidente Dilma. Ou não, como diria Caetano Veloso.
É que ele tem sido muito fiel à realidade na sua interpretação sobre os recentes apagões no Norte e Nordeste.
Por exemplo, na última sexta-feira, foi peremptório: “Não houve raio nem nenhuma influência da natureza no último apagão.”

Falando
verdades (II)

Antes disso, e ainda sobre o mesmo fato, ele havia declarado que o sistema de distribuição de energia elétrica no País tem, sim, muitas falhas.
Tudo isso na contramão do Edison Lobão, ausente por motivos de saúde, que insistia em culpar até o sobrenatural pelas falhas da infraestrutura no setor. Vamos ver no que vai dar.

É só isso,
Via Bahia? (I)

Ouvi dia desses comercial da Via Bahia no rádio, falando sobre a duplicação da BR-116, compromisso assumido pela concessionária do pedágio naquela rodovia federal, quando da assinatura do contrato. Fiquei preocupado ao saber que a ideia é duplicar “o trecho entre Feira de Santana e o Paraguaçu”. Ora, trata-se de um trecho minúsculo, irrisório diante dos quase 700 quilômetros da BR-116 entre Salvador e Divisa Alegre, na divisa com Minas Gerais.

É só isso,
Via Bahia? (II)

A verdade é que toda a BR-116 está defasada e não suporta mais, pelo menos há uns 15 anos, o enorme tráfego de veículos, inclusive de carretas, na sua mão dupla.
Então, a esperança que baianos e todos aqueles que transitam pela estrada tiveram, quando do anúncio da sua duplicação, foi de que o serviço seria completo. E aí?

Só um lembrete
eleitores

Vimos que acabou o tempo do medo. Dantes, qualquer posição contrária ao PT era vista quase que como um sacrilégio. Movimentos sociais com o “Basta!”, surgido em São Paulo quando da explosão do escândalo do mensalão, eram, ridicularizados pelos militantes petistas e quem ia às ruas por pouco não era linchado.
Agora, pelo menos em Salvador, ficou claro que o eleitor não tem medo de opinar. E esta vontade tem que ser respeitada. Coitados dos que dizem que o povo não sabe votar. Pois sim!
SONO - Com o crescimento do número de exames e a criação de diversos
laboratórios do sono na Bahia, o INOOA, Centro de Tratamento de Ouvido, Nariz e Garganta, resolveu promover o curso teórico-prático para técnico
em polissonografia. A oportunidade é oferecida para quem tem o segundo grau completo e conhecimentos de informática. Mais informações: 32708011.
CRIANÇAS - Hoje, a partir das 14h, crianças e moradores da Península Itapagipana vão participar da Festividade às Crianças. A ação social comemora o mês das crianças e é fruto da parceria entre o SIGA II, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos - localizada na Ribeira e administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).
VEGETAL - O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg), do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, está com inscrições abertas – até amanhã - para aluno especial do curso de mestrado. O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 14 de novembro. Mais informações: www.uneb.br.
BARIÁTRICA - A realização de cirurgia bariátrica em menores de 18 anos será discutida a partir de hoje no XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado em Maceió até o próximo dia 3 de novembro.

Nenhum comentário: