terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Bolsonaro, brasileiros e as pesquisas

A nova pesquisa da Folha de São Paulo mostrou que Bolsonaro continua com aprovação em alta. Opositores que sonham tirar Bolsonaro do poder - como os que sonhavam tirar Lula- acham que esse tipo de líder é um ser isolado que chegou ao poder pelo acaso e cometem aí seu erro fatal. Bolsonaro, como Lula, encarnam uma maioria de brasileiros, um tipo de brasileiro que se encontra representado- na estética e nos valores- nesse tipo de liderança, por isso a aprovação não cai.
O percentual de brasileiros com horror ao "Bozo do Centrão" ou ao "Chefão inescrupuloso, cujo governo fazia negociatas por baixo do pano e recebia propina na casa dos bilhões" é a parcela menor da sociedade que exige mais estética de ambos e busca um líder com valores mais próximos do estadista, embora tenham uma absurda capacidade de escolher errado.
Esse brasileiro bolsonarista assim como o brasileiro lulista não largam o poder facilmente depois que se sentem representados no status quo.
É preciso algo maior, que quebre a espinha do poder, para que ele caia. Foi assim com a Lava Jato, em relação ao estado de devassidão moral que o PT implantou; poderia ser assim com a pandemia em relação a Bolsonaro, com a quebra da economia. O problema foi que o governo agiu certo com as medidas econômicas até aqui ( embora seja capenga e abjeto na saúde) o que resultou em crescimento de Bolsonaro nas pesquisas. Caso o Guedes, o Posto Ypiranga, mantenha a performance e a economia sobreviva, ele continuará sendo o grande favorito para a reeleição.

Nenhum comentário: