sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Chicoxaviezar

Numa entrevista concedida a Ronnie Von no programa “Garagem do Ronnie”, Rita Lee revelou que não era compositora, mas que, de repente, começou a compor. “Aparecia uma ideia de uma letra na minha mente, eu pegava uma caneta e um papel e ia meio que Chicoxavierzando até que, em poucos minutos, a letra ficava pronta”, disse ela. Depois de Djavan, que inventou o verbo Caetanear, temos agora a “vovó roqueira” com Chicoxavierzar.

Espiritualidade

         Nem sempre uma pessoa espiritualizada, tem mediunidade. É um fenômeno aleatório, que não escolhe grupos raça, religião, condição social, não fazendo nenhum tipo de seleção. Simplesmente acontece. Quando era menino eu via espírito, depois perdi todo o contato com eles. Mais tarde passei a sentir a presença deles, e depois de velho voltei a vê-los, esporadicamente, mas sem interagir. Certa vez, num centro espírita, me deram uma caneta e uma folha de papel em branco e me pediram que me concentrasse, na esperança que saísse alguma coisa psicografada. Nada. Não rola. Minha escrita, meu texto, é muito consciente. Não adianta forçar a barra. Almir Satter revelou certa vez que, estava com Renato Teixeira, na casa de um deles, conversando, bebendo e tocando viola, quando tiveram uma ideia e começaram a escrever a letra de Tocando em Frente. Letra e música ficaram prontas em cerca de 15 minutos e foi um estrondoso sucesso. “Aquilo deve ter sido psicografado, porque ninguém faz uma música daquela em tão pouco tempo assim, tirada do nada”, disse ele.

Máscaras caindo

Rodrigo Maia, do DEM, agora é de esquerda. Mas, e o partido, continua de direita? Lula é comunista, de esquerda, mas é capitalista, como Fernando Henrique, Doria, Serra, e a tucanada toda, inclusive o bandido Aécio Neves. ACM Neto vai abrir mão do protagonismo que deveria ter herdado do avô e aceitará o comando de FHC e Doria? Aceitará apoio de Lula e do PT? Poder a qualquer preço? E o povo brasileiro, de que lado vai ficar. Como diria Raul Seixas, “papai já ouve Beatles, mamãe já deslumbrou. Com meu cabelo grande eu fiquei contra o que eu já sou”. O Brasil é mesmo um “Samba do Crioulo Doido”.

Cariocas já se vacinam

         Ouvi a notícia na manhã de quarta-feira passada e pensei que fosse fake News. Voltei a ver nas redes sociais durante o dia e, à noite, no programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, a equipe confirmava e comentava a notícia.  Camelôs Cariocas estão vendendo vacinas contra o corona vírus, fabricadas por um laboratório Chinês (é claro), ao custo de 50 Reais e, pasmem, mais R$ 10 de taxa de aplicação. O próprio camelô vende e aplica. A que ponto de desespero as autoridades levaram a população.

Made in China

O Ministério da Agricultura divulgou há algum tempo, um relatório com detalhes sobre a análise das “sementes misteriosas” enviadas ao Brasil junto a encomendas vindas da China. Algumas das espécies de semente chegaram por correio às casas de consumidores de quase todos os estados brasileiros e continham uma série de plantas daninhas não existentes no Brasil e com altos riscos para plantações. De acordo com os dados da pasta, pelo menos 47% das amostras analisadas representam “risco fitossanitário” à agricultura. Entre as plantas daninhas encontradas estão a Myosoton aquaticum, não existente no Brasil, que afeta campos de trigo na China e a “Descurainia sophia”, planta daninha dos EUA, Canadá, México, Japão, Coréia, Chile e Austrália. Além delas, amostras com fungos também foram encontradas. Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, mesmo em pequenas quantidades as sementes podem colocar a agricultura em risco. E ainda tem brasileiro que acredita que existe chinês honesto e bem intencionado.

Presépios

         Foi São Francisco quem teve a ideia de encenar o ambiente em que Jesus nasceu. Numa gruta ele colocou uma manjedoura “pequeno cocho para alimentar animais), colocou nele um boneco representando o “Menino Jesus”, um homem e uma mulher representando José e Maria, 3 homens representando os Três Reis Magos, o anjo que teria anunciado o nascimento do menino Jesus, a estrela guia, um pastor com uma ovelha, um boi e um jumento. O chamado Presépio, ou Lapinha, virou um costume cristão e no mundo inteiro se faz a representação, até com figuras vivas, do nascimento do Deus menino. E novos elementos foram introduzidos no cenário, como conchas do mar, pedras e luzes coloridas, e objetos da atualidade como carros de plástico, trenzinhos elétricos e, pasmem, até velhos aparelhos de telefonia celular. Parece que o que importa é a quantidade e variedade, e não a originalidade dos componentes, que devem representar a simplicidade e a humildade do local onde nasceu o Cristo Jesus.

Estrela de Natal

         Hoje a astronomia sabe que a “Estrela de Natal” avistada pelos três Reis Magos em Belém, há mais de dois mil anos, pode ter sido um alinhamento de planetas, como o que ocorreu segunda-feira passada, quando Júpiter de alinhou com Saturno e uma grande e brilhante “Estrela” foi avistada no poente. Tomara que tenha sido realmente um sinal dos tempos e que indique o porvir melhor para a humanidade. Mas certamente não será antes de muita dor e sofrimento.

Árvore de Natal

         O costume de se enfeitar árvores para ornamentar ambiente em épocas específicas, foi herdado das religiões pagãs. Os Romanos, no período das celebrações ao deus Saturno, as “Saturnálias”, enfeitavam árvores para ornamentar os templos. Os egípcios usavam palmeiras para ornamentar os templos do Deus do Sol, Amon-Ra. Na América, o “Novo Mundo”, o costume de se enfeitar pinheiros no Natal, chegou pelas mãos dos emigrantes europeus. O Pinheiro é um tipo de árvore comum na Europa, que viceja o ano inteiro, e é visto como símbolo de perenidade. No Natal são ornamentados com objetos brilhantes e luzes coloridas, sendo culminados pela “Estrela de Belém”. Com o passar do tempo, outras árvores e arbustos passaram a ser utilizadas também. Aqui no Nordeste é comum se ver cactos enfeitados, sendo mandacaru o mais comum.

Seja você “Árvore de Natal”

         Neste Natal faça uma faxina na sua mente e no seu corpo, e faça da sua alma uma “Árvore de Natal”. Apare os “galhos” secos e rebeldes, afaste os pensamentos ruins e tristes, e coloque flores de alegria, luzes de sabedoria, pingentes de boas ações, e distribua por todos os cantos sentimentos de bondade, gratidão, solidariedade, boa vontade, esperança fé e amor. Muito AMOR! Feliz Natal!

Philosopher

“Hoje é Natal, amanhã será também” (Luiz Caldas)

         Os filósofos e os poetas sempre aspiraram que o espírito natalino prevalecesse durante todo o ano. Algo assim, como as candidatas a Miss Universos, desejando que os líderes mundiais promovessem a paz e alimentassem as crianças famintas. De ilusão também se vive, já alguém muito sábio. Mais sábio ainda é quem não vive de ilusões. Na noite de Natal, o amor de Jesus toca os mais frios dos corações, mas nem todos permanecem na fé. Hoje, é Natal, isso é um fato. Amanhã será também? Depende de nós. E aí eu vou com Ivan Lins, pois “depende de nós que o circo esteja armado, que o palhaço esteja engraçado, que o riso esteja no ar, sem que a gente precise sonhar”. Isso só seria possível se os humanos fossem verdadeiros nos seus sentimentos, e, infelizmente, a maioria não é. Mas, quem sabe, não podemos mudar essa história a partir de hoje? Feliz Natal!

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali abraçar e desejar um Feliz Natal a todos os meus irmãos em Cristo

Nenhum comentário: