segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Espantar o medo

“Não tenhais medo! Eis que anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: nasceu-vos hoje um Salvador, que é Cristo Senhor, na cidade de Davi.” (Lc 2,10-11). Natal, é anúncio que afasta o medo. Não tenhamos medo, porque Jesus vem ao nosso encontro. Vem caminhar conosco.

A MONTANHA era iluminada por uma fogueira, onde três irmãos se aqueciam. De tempos em tempos, o vento trazia os uivos dos lobos famintos, às vezes longe, depois mais perto. Logicamente, as crianças tinham medo e quiseram saber se havia um meio de espantar o medo. O pai garantiu que era possível, bastava só pensar como pensavam as ovelhas.

O PAI explicou porque as ovelhas não tinham medo, mesmo dormindo nas pastagens, próximas da floresta onde os lobos uivavam ameaçadores: Elas escutam a doce flauta do pastor. A melodia dá a elas tranqüilidade. A música espanta os lobos? quis saber uma das crianças. Não, eles não fogem, mas as ovelhas sabem que o pastor cuida delas. Ele não dorme. Ouvindo a flauta, as ovelhas dormem sem medo, embora o perigo continue a rondar.

ESSA HISTÓRIA lembra o Salmo 22 que diz: “O Senhor é o pastor, nada me falta... Ainda que eu ande por um vale de espessas trevas, não temo mal algum, porque tu estás comigo”. E no Natal, os anjos anunciaram que o medo cederia seu lugar para a alegria e a paz. A melodia dos anjos encheu de encantamento os habitantes de Belém. Essa música seria para todos e para sempre.

O NATAL, a cada ano, traz presente a certeza desta segurança: Os “lobos” continuam uivando, ameaçadores, até mesmo dentro de nós, mas não existem mais motivos para ter medo ou desesperar. Natal é a certeza que os lobos, isto é, todos os males, não são rivais à altura do Pastor. O mal e o pecado não terão a última palavra. Jesus armou sua tenda entre nós, e nos prometeu: “Não tenham medo, estou todos os dias com vocês até o fim do mundo”.(Mt 28,20).

PENSANDO nisso, neste Natal, somos de novo desafiados, por Deus, a dizer não ao medo e erguer a bandeira da Coragem e da Esperança. Esperança de vencer a Pandemia do corona vírus. Esperança de ver crianças felizes, idosos sorrindo, famílias se abraçando, água, terra, saúde, educação, segurança pública, trabalho, casa, vida com dignidade para todos. Só assim posso dizer: Feliz Natal!

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

 

Nenhum comentário: