sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Nem os animais necessitam de tantos “cuidados”

         


Depois que massacraram os nativos, roubaram suas terras, suas riquezas, se apoderaram de tudo quanto havia em terra, no mar e no ar, os europeus se arvoraram a “tutores do mundo selvagem”, porque, da perspectiva deles, “civilizados”, só existiam eles. Mas, os “civilizados” que eles enviaram para representar e defenderem seus interesses nas terras “conquistadas”, perceberam que, ao deixar a Europa, foram renegados por ela, e agora eram tão explorados quanto os nativos. E começaram a surgir os movimentos de independência, que culminaram vitoriosos.

         Mas os europeus, espertos, descobriram que havia outros meios de colonizar os tais “independentes”. Através da pseudo “amizade entre os povos” assinaram tratados de comércio e ajuda mútua. E assim os ingênuos colonos foram engabelados pelos seus antigos patrícios sem perceber que estavam sendo conquistados como os nativos de outrora. E assim a história foi se repetindo até os dias atuais. E as nações “livres e soberanas” foram se tornando cada vez mais dependentes do “mundo civilizado”, leia-se, Europa. Mas, Maquiavel já alertava que “nenhuma civilização cai, sem que já não esteja apodrecida por dentro”. E é o que está acontecendo agora com o continente europeu. Suas civilizações envelhecidas e viciadas, estão enfraquecidas e tentam desesperadamente roubar dos outros o que não souberam preservar para si mesmas. E como descuidaram da própria segurança, não perceberam o crescimento de um mal indizível, que agora ameaça todas as civilizações ocidentais.

         O processo é praticamente irreversível, porque, como profetizou Maquiavel, estão apodrecidas por dentro.

Aqui no Brasil, os “civilizados” locais tentaram manter sobre controle os incultos e ignorantes, tratando-os a pão e água, (pouco pão e pouca água), criando sempre dificuldades para vender facilidades. O Norte e o Nordeste que o digam. Mas, agora (antes tarde do que nunca) a reação está chegando e a conta lhes será apresentada. Até os índios, que foram sempre tratados como animais em zoológicos, estão aceitando mais a tutela dos seus “tratadores”. São seres humanos. Não são animais selvagens. E nem os animais selvagens precisam de tutela. Basta que os deixem viver em paz, em seus habitats.

Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: