quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O presépio é o mais importante símbolo do Natal

      


O presépio é uma representação singela do nascimento de Cristo e carrega o significado de humildade e da grandiosidade do momento. No século XIII, São Francisco de Assis recriou o presépio onde nasceu Jesus Cristo. Para tanto, fez uma encenação do nascimento do Menino Jesus com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos e alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal.

        O presépio simboliza a união dos mundos: os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade. Hoje em dia, os presépios são montados em miniaturas como decoração de Natal.

Geralmente, no presépio há as seguintes imagens:

  • Menino Jesus - O filho de Deus, o Salvador.
  • Maria - A mãe de Jesus.
  • São José - Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
  • Animais (vacas, burros, ovelhas) - os animais aqueceram o menino que tinha nascido num estábulo.
  • Anjo - O anjo é o mensageiro de Deus. Foi ele quem anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que tomavam conta dos seus rebanhos.
  • Reis Magos - Os três reis magos eram sábios que foram guiados por uma estrela e levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
  • Símbolos de Natal

    Além do presépio, há muitos símbolos associados ao Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus. O significado de cada um desses símbolos carrega um sentimento de alegria e de esperança.

    Papai Noel

    Simbolos De Natal

    O Papai Noel é retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca e, nas costas, um saco de presentes.

    Sua figura baseia-se em São Nicolau Taumaturgo, bispo de Mira.

    São Nicolau é um santo popular e padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.

    Velas de Natal

    Simbolos De Natal

    A luz emanada das velas de Natal, simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida.

    Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino.

    Simbolos De Natal

    Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) até ao local do nascimento do menino Jesus. Com eles, levaram ouro, incenso e mirra para presentear Jesus.

    A estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de Natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis magos, como o próprio Cristo. Isso porque Cristo é o símbolo da verdade e da vida, ou seja, a "estrela guia da humanidade".

    Árvore de Natal

    Simbolos De Natal

    O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno.

    Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.

    Sinos de Natal

    Simbolos De Natal

    Os sinos marcam o som dos céus. Por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus, o Salvador.

    Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, que veio salvar a humanidade de seus pecados.

    Ceia de Natal

    Simbolos De Natal

    A ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família.

    Tem origem na Europa a partir do costume do povo europeu de receber pessoas na noite de Natal para confraternização.

     

    Fonte: Dicionário de Símbolos

     

Nenhum comentário: