quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Secretário de Saúde esclarece sobre grupos prioritários para vacinação da Covid


Diante de suposições sobre a existência de “fura fila” em Feira de Santana, o secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, afirma que o município tem conduzido a vacinação contra a Covid-19 seguindo as recomendações das autoridades sanitárias do país e do estado, cujos critérios são “objetivos, claros e transparentes”.

Edval Gomes reitera que os critérios de inclusão dos grupos prioritários estão contidos no Plano Nacional de Imunização, Plano Estadual de Imunização e no Plano Municipal de Imunização e, portanto, situações excepcionais deverão ser tratadas pelas instancias apropriadas.

O secretário esclarece ainda que a primeira fase da vacinação (terceira etapa) contempla os trabalhadores de saúde ambulatorial e especializado. Sendo assim, serão priorizados as seguintes ocupações: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Incluem também nesta fase trabalhadores de apoio, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Vale ressaltar ainda que no momento da aplicação da dose são exigidos documentos que comprovem ser um profissional de saúde ou de atuação em serviço de saúde. 

Confira no link abaixo a íntegra do documento elaborado pelo secretário da pasta:

   

Nenhum comentário: