quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desabafo de um jacuipense

Custa-me acreditar que a política partidária deste município esteja em franca decadência com a prática de atitudes menores com o objetivo único e amoral de alcançar a vitória nas eleições de 7 de outubro próximo vindouro.

Tenho consciência de que a política partidária mal conduzida não busca o bom e o moral, mas, o útil e o essencial à sobrevida política.

Fatos de violência explícita, mesmo não estando associadas à política, estão marcando negativamente o processo das campanhas eleitorais no âmbito do nosso município, haja vista que os grupos políticos antagônicos, estão se empenhando em estabelecer uma falsa relação do fato como o grupo opositor.

É preciso aplicar-se a ideia de que para atrair o eleitor, deve-se usar como “isca”, a verdade, pois ela é eterna, e não a mentira, pois ela é efêmera. È utopia crer-se que seu adversário não se permitiria, sem a menor cerimônia, adotar atitudes imorais, empregando todos os meios menores de luta e, se possível, surpreendê-lo sozinho na calada da noite com um exército de seguidores para esmagá-lo.

Toda e qualquer associação com os últimos acontecimentos desastrosos ocorridos em nossa cidade creditados por adversários políticos ao outro grupo, constituem-se, fundamentalmente, em suposição, portanto, não deveria ser explorada politicamente por não estar lastreada no pleno conhecimento da verdade.

Levar a massa a se posicionar e se envolver em atos cívico-políticos apenas supondo que um fato tenha sido gerado pelo seu opositor, caracteriza-se como falsa liderança. È necessário que as lideranças políticas atentem para o fato de que a falsa liderança guia seus liderados à adoção de medidas extremosas, desenfreadas e desprovidas de sensatez, podendo gerar prejuízos às pessoas seduzidas. Um líder equilibrado conduz seus liderados através de exortações coerentes e com razoabilidade sem paixão mesquinha.

Qualquer poder que advenha da mentira e da superficialidade será fatalmente frágil e insustentável tendo em vista que objetiva tão somente a força cega e, consequentemente, administrada por um cego que só conduzirá ao precipício.

Em verdade, temos conhecimento de que no período pré-eleitoral os maus políticos montam um “teatro” mambembe (no sentido pejorativo) querendo fazer do eleitor um mero e desprezível figurante. Portanto, tenhamos cuidado com os falsos principais “atores”.

Herbet Lima Vieira.
 
Riachão do Jacuipe, 19/09/12

NE: este texto foi postado no Facebook por Leonardo Lima, neto do cidadão Herbert Lima Vieira, por demais conhecido dos jacuipenses, e tomei a liberdade de puclicar aqui no blog por considerar bastante pertinente. O título é nosso.

Um comentário:

Cristiana Vieira disse...

Boa noite! Sou filha de Herbet Lima Vieira e achei maravilhosa a sua ideia de publicar o texto dele, quanto maior for o alcance desse texto, maior será também a possibilidade de as pessoas repensarem sobre o que ocorre em Riachão do Jacuípe e sobre seu voto! Obrigada! Abraço!