sábado, 29 de setembro de 2012

Alex Ferraz

RUÍNA?
Afinal, o que será feito do prédio do antigo Instituto do cacau, que pegou fogo há cerca de dois meses? Até quando a parte atingida seguirá interditada. Ou será que vai virar mais uma ruína na cidade?

Brasil ruma para censurar a internet?
Na China, onde o esdrúxulo capitalismo de Estado mantém uma ditadura ferrenha, há uma multidão de 60 mil pessoas trabalhando para o governo com a única missão de censurar a internet (censuram e-mails, sites, blogs, tudo). No Irã, notícia desta semana que hoje se finda dão conta de que em três anos a internet estará TOTALMENTE fora do ar no país, e o processo já começou. Bem, são apenas dois exemplos para mostrar aonde poderemos nós, no Brasil, chegar, a julgar pelo que transcrevo a seguir.
Notícia da Folha de S. Paulo, em matéria sobre o fato de o Brasil ser recordista mundial em ações judiciais contra o Google: “Em um intervalo de seis meses, de julho a dezembro de 2011, o Google recebeu 461 ordens de tribunais para remover 6.989 itens da internet (como fotos, vídeos, links e perfis) e consentiu integral ou parcialmente em 68% dessas solicitações.”
Segue a notícia: “Houve também 546 pedidos informais, de setores governamentais, para tirar 4.925 itens - 46% dos quais foram atendidos.”
Corta agora para o editorial da mesma Folha: “A maior ameaça à liberdade de expressão no Brasil, hoje, parte do Judiciário. Se alguém alimentava dúvida sobre essa situação espantosa, a detenção do diretor de um serviço de publicação de vídeos na rede mundial de computadores, por determinação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, se encarregou de desfazê-la.”

A saga dos
indignados (I)

Como em quase todo o mundo e tendo os Estados Unidos como o maior exemplo, na Espanha também grandes corporações e multimilionários concentram cada vez mais riqueza com a evasão de fortunas trilionárias (o cálculo mais recente dá conta de inimagináveis 33 trilhões de dólares nos paraísos fiscais) em impostos.
A situação, claro, esvazia os recursos do país e, agora, cobram sacrifícios do povo, que não lucrou zorra nenhuma nesta farra.

A saga dos
indignados (II)

Aposentados, viúvas, além, claro, dos assalariados é que vão pagar a gigantesca conta do rombo monumental. É a isto que chama de crise. E, como lá o povo não é carneirinho, estão nas ruas multidões dos que se autodenominam, com muita propriedade, de “os indignados.” Pois é.
O PT retomará o debate sobre regulação da mídia, após as eleições, quer queiram, quer não queiram
(do deputado federal José Guimarães – PT/CE -, irmão do réu do mensalão José Genoino, em velada ameaça à liberdade de imprensa).

Ainda sobre
a internet (I)

Diz mais, o editorial da Folha: “O juiz eleitoral Flávio Saad Peron determinara a prisão porque não havia sido retirada do ar uma peça com ataques a um candidato a prefeito, exigência que se repete em dezenas de ações similares em 21 estados. Como toda decisão judicial, era obrigatório cumpri-la, ainda que fosse imediatamente seguida de recurso à própria Justiça contra seu caráter abusivo.”

Ainda sobre
a internet (II)

Em Brasília, já circula, com velocidade surpreendente, na Câmara, projeto para criar um “marco regulatório” para a internet no País. Notar que “marco regulatório”, na linguagem dos autoritários, nada mais é do que um eufemismo para censura.

Ainda sobre
a internet (III)

É como vem dizendo, já há algum tempo, meu amigo jornalista e radialista Emmerson José, com quem tenho orgulho de dividir a apresentação do jornal matinal de CBN Salvador (100,7): “A internet, notadamente as rede sociais, é, sem dúvida, o espaço mais democrático para a expressão da opinião pública. Pessoas que não têm acesso a um microfone, um jornal nem a uma TV, podem dizer ali o que pensam e disseminar suas opiniões. É exatamente por essa razão que a rede vem sendo alvo de ataques por parte dos que não toleram a livre expressão de opinião”. Assino embaixo.

1 CANCELAMENTO - Em virtude do mau tempo em Salvador, e da previsão de chuvas durante todo o fim de semana, o Instituto Mauá cancelou a edição deste sábado e domingo da Feira Baiana de Artesanato.
2 CRIANÇA - Em comemoração ao Dia da Criança, a Escola Municipal União Santa Cruz ganhará cores e formas coloridas bem divertidas. Os 265 estudantes da unidade participarão do Congresso Infantil 2012, nos dias 9, 10 e 11 de outubro.
3 ADVOGADOS - O advogado, professor da UFBA e livre-docente pela USP Fredie Didier fará palestra sobre “O advogado no novo Código de Processo Civil”, dia 3 próximo, às 19h30, no auditório do Salvador Trade Center, Torre Norte.
4 CIDADES - O grupo de pesquisa “As cidades e o urbano”, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNEB, está com inscrições abertas — até este domingo (30) — para apresentação de trabalhos na Reunião Científica de Estudos das Cidades e Urbanos.Maisd informações: www.recur2012.uneb.br.
5 ELEIÇÕES - Está disponível o Disque Título, serviço eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. O sistema faz parte de uma integração da central telefônica do Regional com o banco de dados de eleitores, permitindo o atendimento com mais agilidade: 3373-7000.
 

Nenhum comentário: