quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alex Ferraz

IMUNDÍCIE
No último domingo, dois solitários sanitários públicos estavam instalados na lotada praia do Farol de Barra. Na porta, claro, filas imensas. Dentro dos cubículos aquecidos pelo sol de mais de 30 graus, uma tenebroso mau cheiro, resultado de uma sujeira impressionante. Desse jeito, é melhor não colocar nada. Uma vergonha!

Não somos um país civilizado
Dados recentes do IBGE dão conta de que cerca de 30% da população brasileira vivem em ruas que não têm sequer asfalto (só barro, puro). Em São Paulo, maior e mais rica cidade do País, oásis de primeiro mundo convivem com gigantescas favelas e, segundo dizem as más línguas, essas favelas, no centro, vêm sendo incendiadas (34, só este ano) para expulsar a população miserável e deixar a cidade “bonita” para a Copa do Mundo. Os moradores desses locais vão para abrigos infectos e promíscuos, num tratamento que lembra os campos de concentração do nazismo.
Nos hospitais, cenas como a vista aqui em Salvador, semana passada, com a família invadindo um hospital com o caixão do morto, protestando contra erros médicos que as autoridades de saúde insistem em encobrir, tachando o episódio de “político”. Em postos de saúde da prefeitura, em Salvador ainda, idosos chegam à meia-noite e ficam numa imensa fila (Sete Portas) até as seis da manhã, quando apenas 30% dos que esperaram conseguem as famigeradas senhas de atendimento.
No interiror do País, notadamente nas regiões secas, uma multidão incalculável vive das esmolas oficiais do Bolsa Família, enquanto políticos se locupletam fazendo discursos de “defesa dos pobres”.
Nas grandes e médias cidades, o trânsito lembra a Índia: milhões de pequenas motos pilotadas atabalhoadamente entre caminhões e automóveis, cada um fazendo sua própria lei de trânsito. Nas estradas, a carnificina gerada pela absoluta falta de fiscalização e péssimas condições das rodovias.
Nas escolas, greves políticas, que acabam resultando em nada para os grevistas, impostas por sindicatos cooptados pelo governo (ou por um certo ex-governo, se é que vocês me entendem), anarquizam o ano letivo de milhões de alunos.
Este é o Brasil que faz contraponto com  a pequena ilha de excelência que os governos exibem para os estrangeiros. Também nossa elite econômica faz vista grossa para tudo isso e segue surfando na onda da “sexta” economia do mundo.
Pergunto, leitores: que diferença há para países para os quais costumamos torcer o nariz, como Paquistão, Haiti etc? Na essência, a mentalidade de governos e da elite é a mesma. E a situação dos miseráveis, idem.

Abrindo a caixa preta (I)
A presidente Dilma acatou a sugestão de parlamentares para que órgãos como Sesi, Sesc, Senac, Sest, Senat e Sebrae abram suas caixas pretas, ou seja, todo eles devem obedecer ao programa de transparência do governo, colocando mensalmente na internet os salrios de todos os cargos e funções, com os nomes dos ocupantes, incluindo diretores, conselheiros e técnicos.

Abrindo a caixa preta (I)
As instruções para essa transparência esão no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), disponível para apreciação do Congresso desde abril último (?).
Há quem aposte que muitas surpresas surgirão com a revelação de alguns salários desses órgãos. Vamos ver...

Os imbecis e o acostamento
Motoristas que dirigem pelo acostamento para “escapar” de engarrafamentos nas rodovias se sentem o máximo. Mas não passam de meia dúzia de idiotas, pois invadem um espaço destinado para emergência e provocam risco de sérios acidentes.
Mas como gente deste tipo não pensa, só resta impor a força da Polícia para retirá-los, à força, que seja, dos acostamentos. Quando o policiamento de nossas estradas terá a coragem de agir assim?

Frase:
Os verdadeiros caráteres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância.
(Samuel Butler, 1612-1680, poeta inglês)

Lula antecipa eleição de 2014
Meu amigo jornalista Tony Pacheco viu na viagem de Lula à Bahia e na sua participaçãp na eleição de S. Paulo uma antecipação da corrida à Presidência da República para 2014, marcando território para evitar a reeleição de Dilma. Para ajudar os lulistas, Tony colocou no nosso bloghttp://osinimigosdorei3.blogspot.com uma lista das 13 maiores realizações de Lula nos seus dois mandatos. Confira e deixe lá sua opinião: contra ou a favor.)

Nenhum comentário: