sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Radioterapia do HDPA será inaugurada na próxima quinta-feira



A próxima quinta-feira (27) será um marco na história da Oncologia em Feira de Santana, quando o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) estará inaugurando, às 11 horas, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) os Serviços de Radioterapia e Braquiterapia para pacientes com câncer. Isso só foi possível graças ao apoio do secretário estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, que se empenhou junto ao Ministério da Saúde para que o HDPA recebesse  como doação um Acelerador Linear, aparelho importado e de altíssimo custo.
Quando o Ministério da Saúde baixou uma portaria dando prazo para que as clínicas que tratavam pessoas com câncer parassem de dar esse atendimento, que deveria passar a ser feito em hospitais adequados para tal fim, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges, convidou os diretores das três clínicas que prestavam este serviço em Feira de Santana, oferecendo-lhes um terreno localizado nos fundos HDPA, para que ali fosse construída a unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON), a ser gerida pelas três clínicas, através de convenio firmado com a Santa Casa. O contrato foi feito e em 20 anos a construção passa a integrar o patrimônio da Santa Casa e as empresas poderão renovar o contrato por mais 10 anos. Atualmente a UNACON presta serviços de quimioterapia e realiza cirurgias oncológicas.

 
A partir do dia 27  passará a oferecer também tratamentos em radioterapia e braquiterapia. Dada à seriedade com que a Santa Casa está sendo gerida nos últimos anos, o Ministério da Saúde já acenou com a doação de mais um aparelho de radioterapia, até porque um só não vai da conta da demanda, uma vez que a Unacom atende, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pacientes de uma região que compreende cerca de 3 milhões de habitantes.
Em contrapartida a Santa Casa fez investimentos de cerca de R$ 2 milhões para construir anexo a UNACON  um “bunker” que é uma espécie de casamata blindada para evitar a dispersão da radioatividade emitida pelo aparelho, o que poderia causar contaminação nas pessoas que por ali transitam.

Cemitério
         O cemitério Piedade que também é mantido pela Santa Casa, encontrava-se em completo caos administrativo. Dia e noite vândalos invadiam o cemitério para ali usar drogas, fazer sexo e roubar túmulos, subtraindo tudo que encontrasse de valor. A situação chegou a tal ponto que o cemitério virou referencia de má administração para as propagandas de outros cemitérios geridos pela iniciativa privada.
Com muito trabalho e criatividade, a nova administração do Cemitério Piedade conseguiu não só afastar de lá os vândalos, como melhorar consideravelmente todas as instalações da área, inclusive nos quesitos de limpeza, iluminação e fornecimento de água. Hoje, o que era motivo de dor de cabeça e prejuízos, orgulha a Instituição.

Nenhum comentário: