domingo, 2 de setembro de 2012

Alex Ferraz

Trânsito
O Código Brasileiro de Trânsito determina que a prefeitura é responsável pela sinalização das vias de tráfego, em todos os sentidos (vertical, horizontal, eletrônico etc.). Em Salvador nada disso existe. Então, com que moral podem ser cobradas multas de trânsito?

Saúde pública, um crime culposo
No interior, pessoas aguardam liminares da Justiça para tentar vagas em UTI. Na capital, o Hospital Roberto Santos, conforme testemunho de jornalista em reportagem veiculada ontem na rádio CBN Salvador, dezenas de pessoas superlotam a emergência e muitos doentes seguram o próprio soro, em pé, porque não há vagas.
No Hospital Ernesto Simões Filho, entre muitos, uma paciente espera há 20 dias para sair do corredor e ser atendida com dignidade. Este retrato é na Bahia, mas pode ser reproduzido em praticamente todo o País. A assistência pública de saúde virou um caso de polícia, com os responsáveis por ela cometendo homicídio culposo, aquele em que não intenção de matar mas no qual o autor assume a responsabilidade pelos riscos que causou à vítima.
Não há outras palavras para designar a vergonha nacional que é o atendimento em hospitais públicos.
Muito me espanta, como já disse aqui outras vezes, que os médicos e outros profissionais ligados à saúde não se manifestem de foram contundente em relação a este caos, através de suas entidades de classe. E também me causa espécie o silêncio do Ministério Público.
Afinal de contas, falamos da VIDA das pessoas, literalmente. Dezenas, centenas, quiçá milhares de pessoas morrem, neste país, por absoluta e total falta de competência no atendimento médico. Falo de incompetência desde o momento em que não há vagas, não há previsão para atender o crescimento da população, momento em que grassa, enfim, uma tenebrosa e mortal irresponsabilidade.
Qualquer discurso para dourar a situação será inútil. Dizer que não há verbas, então, será uma piada de péssimo gosto.

E por falar em governos...
Digo que não faltam verbas até mesmo porque, esta semana, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo indicou que chegamos à marca de R$ 1 trilhão em impostos pagos pelos cidadãos deste país.
Sobra grana para estádios e corrupção, mas saúde, educação e segurança nada veem. Inexplicável!

Palavra dos prefeituráveis
O deputado federal Márcio Marinho, um dos candidatos à prefeitura de Salvador, será o entrevistado de hoje na CBN Salvador (100,7), na série de entrevistas com os prefeituráveis.
O programa será conduzindo, como sempre, pelo âncora Emmerson José e este humilde jornalista que vos fala.

Frase
É mau médico o que não tem esperança de curar. (Sêneca)

Um grande feito (I)
O envio da nave Curiosity a Marte foi um grande feito da humanidade, que, pasmem, ainda consegue fazer coisas louváveis.
Mas tem passado despercebido diante da aparente banalidade em que se transformaram as viagens espaciais.

Um grande feito (II)
No entanto, por trás dessa ânsia em conquistar outros planetas, esconde-se uma situação trágica, pelo menos sob o ponto de vista do meu amigo Tony Pacheco, jornalista, de quem transcrevo aqui a opinião: “Nosso planeta está totalmente condenado. A própria ONU diz que para esta quantidade de gente (sete bilhões de pessoas), precisaríamos de duas Terras e meia para que todos vivessem com um mínimo de decência. Como isso não será possível, o processo é de autodestruição e a fronteira espacial será a escapatória. Claro que para uma minoria...” Falou e disse!

Cid Gomes, megalomaníaco
Depois de pagar a bagatela de R$ 3 milhões de cachê ao tenor Plácido Domingo para apresentar-se na inauguração do Centro de Eventos de Fortaleza, há cerca de uma semana, o governador do Ceará, Cid Gomes, quer trazer Paulo McCartney para inaugurar o Novo Castelão, estádio para a Copa 2014.
Não fosse o Ceará um estado riquíssimo, cuja população vive nababescamente, eu ficaria espantado... Mas deve ser pura inveja minha!

1 LANÇAMENTO - Publicado pela Editora da UFBA e organizado por Ulrich Gmünder, o livro “Fausto visita os orixás: 50 anos do Goethe-Institut/ICBA na Bahia” tem lançamento marcado para o dia 3 de setembro, segunda-feira, às 19h30, em um evento apenas para convidados, na Sede do ICBA.

2 OLODUM - Estão abertas as inscrições para o Festival de Música e Artes Olodum. O prazo termina na próxima quarta-feira, 5 de setembro. A seleção vai eleger composições que representem o pensamento musical e artístico do grupo, além de contribuírem para a construção do enredo do bloco Afro Olodum para o Carnaval 2013: ”Samba, Futebol, Alegria - Raízes do Brasil”.

3 PATHWORK - Salvador foi escolhida cidade sede do primeiro encontro nacional de psicólogos, médicos e psicoterapeutas que trabalham com a metodologia Pathwork no Brasil. O I Encontro Nacional do Pathwork será realizado de 1º a 4 de novembro, no Hotel Deville, em Itapuã, e terá como tema: Uma Metodologia, Nove Expressões Criativas. Inscrições: http://www.pathworkbahia.com.br/encontro/


Nenhum comentário: