
Porém, há alguns anos a cidade vem retomando a sua vocação para o surgimento de talentos, revelando todo o seu potencial criativo e empreendedor nas áreas de cultura, arte e lazer. Se algumas tradições desapareceram, por conta das mudanças dos costumes e comportamentos, outras opções surgiram. Os grandes e tradicionais clubes sociais, como Tênis e Cajueiro, deram lugar aos clubes classistas como o Sesi, Sesc, Adelba, e tantos outros.

Os teatros do Centro Universitário de Cultura e Arte, Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro de Cultura Amélio Amorim, Maestro Miro e Margarida Ribeiro, estão sempre com espetáculos e peças teatrais em cartaz. Eventos como a Feira do Livro, que já ganha proporções grandiosas, ou mais modestos como os cafés literários, estão sempre na pauta das programações semanais.
Os esportes estão em alta no Município, com Fluminense e Bahia de Feira na primeira divisão do Campeonato estadual e até disputando competições nacionais. Além disso há as Olimpíadas Estudantis, diversas equipes e atletas feirenses estão sempre se destacando em diversos esportes. As seleções feminina e masculina de Vôlei venceram, no mês passado, um torneio estadual. Os esportes náuticos encontram espaço no Lago de Pedra do Cavalo.

Some-se a tudo isso as atividades do Cuca que, sem dúvida é hoje o maior centro formador de artistas e produtor de cultura e arte do Município, que hoje está promovendo o seu evento mais importante, o “Aberto do Cuca”, com 16 horas ininterruptas de cultura e arte. Foi também o Cuca o responsável pelo resgate de uma das mais antigas, genuínas e tradicionais manifestações da cultura popular do Município, o Bando Anunciador da Festa de Santana, que a cada ano cresce em quantidade e qualidade de participação. Some-se a tudo isso os festejos juninos, que já se estenderam aos distritos, atraindo multidões com atrações locais e nacionais.
Feira de Santana se impõe sócio culturalmente, há espaço até para quem gosta de imitar culturas estrangeiras, como nas festas de haloween, Oktober Fest ou Anime (evento de cultura pop japonesa). Tem Cultura, Arte e diversão para todos os gostos e idades. Afinal, além dos eventos infantis, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) está sempre revelando ou acordando talentos adormecidos.
Publicada no NoiteDia. Edição especial de aniversário.
Publicada no NoiteDia. Edição especial de aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário