sexta-feira, 28 de setembro de 2012






Representatividade
Esse negócio de votar em tudo quanto é paraquedista que aparece na cidade em época de eleições (muitos deles, é bom que se diga, trazidos por gente daqui mesmo) acaba por deixar o Município sem representatividade. Isso equivale a dizer, sem força política junto aos governos estadual e federal. Feira de Santana conta hoje apenas com um deputado federal e três estaduais. Por isso nem Dilma nem Wagner não dão a menor atenção às reivindicações da sociedade feirense e só fazem o que querem. Quando fazem.

Giberval (Tiririca) Lima
O apelido lhe caia bem, porque ele era mesmo meio palhacento, engraçado. E também era um repórter daqueles que causa incômodo em gente que tenta esconder informações. Incomodava igual ao capim conhecido como Tiririca, que corta e coça que é uma beleza. Se o sofrimento serve para que paguemos pelas nossas faltas ele, sem dúvida, pagou muitas dívidas e Deus o terá em bom lugar. Foi dura a jornada de Tiririca nesta vida. Como foi duro o caminho até chegar á realização do seu sonho de ser radialista. E ele foi. E dos bons. E o melhor. Era humilde em reconhecer suas limitações e sempre querer aprender mais. Adeus colega. Vou sentir sua falta.

Falso médico
Domingo passado (23), uma tentativa da Polícia em prender um acusado de falso médico na cidade de Santa Barbara, terminou na fuga do acusado que atendia no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, naquele município com o Cremeb pertencente ao médico Jean Carlos, que presta as atividades medicinais no município baiano de Macaúbas. A Polícia iniciou a diligencia após denúncias de alguns pacientes.

Cadê o dinheiro?
Em Santa Bárbara o hospital Antônio Alves Mascarenhas está com o alvará de funcionamento vencido desde 2004. Em contato com o prefeito do município, Jailson Costa (PT), o alcaide disse à reportagem do programa Bom Dia Feira que após uma inspeção detectou-se a necessidade de reformas no local, mas que o município não dispõe de verba, porém já existe um projeto na Secretaria de Saúde (Sesab). Atualmente o Alves Mascarenhas só funciona para o atendimento a atenção básica. Mas Lula disse em Feira de Santana que agora tem dinheiro pra tudo. Cadê?.

Memória falha
Em comício no dia 23 passado em Santo André, no ABC paulista, o ex-presidente Lula acusou “conservadores” de tentarem ligar o PT à morte do ex-prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. Lula esqueceu de citar as investigações do Ministério Público de São Paulo que ligam o crime ao PT.

Coisa feia
Ante a perspectiva de ser sentenciado à pena de prisão, José Genoino disse que não vai para a cadeia “de cabeça baixa”. O processo envolve Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, acusados de corrupção ativa no caso do “Mensalão”. Pesa contra os três também a acusação de formação de quadrilha. Ex-guerrilheiro do PCdoB no Araguaia, Genoino foi preso em abril de 1972 pelo regime militar e pegou cinco anos de cadeia. Confirmando-se a sentença no STF, pode retornar ao cárcere por motivos menos ideológicos e nada dignificantes.

“Nada vence o trabalho”
Não sei quem cunhou a frase, mas ouvi pela primeira vez do ex-deputado Fernando de Fabinho. Fiquei observando e constatei que é uma regra geral, mas, como em toda regra, há exceções. Mas isso só acontece quando entram em cena a maledicência, a ignorância, a inveja, a traição, o roubo e outros predicados do ser humano. E são exatamente a maledicência, a inveja e a ignorância que estão turvando as águas neste período pré eleitoral em Feira de Santana. Mas eu confio no trabalho.

Joaquim Barbosa
O Exército escalou seus mais confiáveis e melhores oficiais de inteligência, lotados na Abin, para dar proteção ao ministro Joaquim Barbosa (relator do processo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal). Ao montar esquema especial para dar segurança a Barbosa – que sempre foi avesso a isto -, o EB atropelou o Palácio do Planalto e a cúpula da Polícia Federal ligada aos esquemas petralhas de poder. Os ministros Ricardo Lewandowski e José Dias Toffoli também contam com proteção intensa. Só que de agentes da Polícia Federal. A proteção a Barbosa não é só física. Tudo que se fala dele e sobre ele, nos ambientes de poder, também é monitorado. Além disso, todo o sistema telefônico da residência e de seu gabinete no STF foi alterado e passa por uma constante ação de pente fino.

“Voices” do Além
Programas como “Fama”, “Ídolos” e similares têm o único objetivo de atender a demanda das gravadoras em lançar no mercado carradas de  novos “fenômenos” de venda de discos  que, na mesma velocidade que aparecem, desaparecem, sem deixar lembranças. Depois do efêmero sucesso voltam a cantar em barzinhos, boates e casas de espetáculo, sem jamais voltar ao topo das paradas de sucesso. O “The Voice Brasil” é a mesma coisa. Com a diferença do nome em inglês e do propósito megalomaníaco de encontrar num programa chinfrim a grande “Voz do Brasil”. Vozes, o Brasil já tem muitas, e excelentes. Mas, talvez eles queiram buscar uma voz do além.

 Escritores
Essa questão dos novos cantores me leva a refletir no que disse certa vez um escritor, o que ele achava dos atuais escritores em relação aos do passado. Ele disse que no passado, devido à dificuldade para se imprimir um livro, os escritores eram melhor selecionados por bons editores, e só chegava ao público o que realmente de melhor existia no ramo. E atualmente, ainda segundo ele, a facilidade em imprimir um livro, e sem a necessidade de passar pelo crivo das editoras, todo mundo havia virado escritor, e isso fez cair muito na qualidade dos livros que chegam ao público. Concordo plenamente. O mesmo pode-se dizer em relação aos cantores. Hoje qualquer um pode gravar um CD e a pirataria se encarrega da divulgação.

Agradecimento
Nos dias 14 e 18 passados foram publicados, respectivamente encartados nos jornais NoiteDia e Tribuna da Bahia, cadernos especiais  comemorativos do aniversário de Feira de Santana, que completou 179 anos de emancipação política. Os jornalistas Cristóvam Aguiar e Maura Sérgia, autores de ambos os trabalhos, agradecem a todos os leitores que enviaram e-mails, telefonaram ou os procuraram pessoalmente para comentar e elogiar a qualidade das publicações, que contaram ainda com a colaboração dos jornalistas Geraldo Lima e Linéia Fernandes.

'Mensalinho'
A denúncia feita pelo deputado Targino Machado de que tem deputado dividindo salário de assessor e recebendo propina para apoiar e aprovar projetos do governo, só trouxe à tona o que todo mundo já comenta a boca pequena nos bastidores políticos. A prática não é nova e funcionaria assim: Sem poder contar com tantos cargos quanto desejaria, o vereador, o deputado e até mesmo o senador, contrata gente da sua confiança e faz com estas pessoas um contrato verbal de que ele , o assessor, terá que dividir o salário com outro assessores que não puderam ser contratados por falta de vagas. A mutreta não explodiu ainda porque nenhum dos envolvidos tem interesse de denunciar, e a imprensa não tem provas. Talvez aconteça no dia em que surgir um “Roberto Jefferson” encarnado num assessor insatisfeito e rebelde.

Quem paga?
O vereador Ronny está sugerindo um “estudo técnico para a implantação de uma tarifa social no transporte coletivo que atenda aos produtores rurais que se enquadram na agricultura familiar”. O objetivo, segundo ele, é aplicar uma tarifa social nos dias da semana em que ocorrem feiras-livres na zona urbana de Feira de Santana. “Já está na hora de todos os trabalhadores rurais de Feira terem a gratuidade no transporte coletivo para o deslocamento do distrito para sede e vice-versa”, cobrou o vereador, sem, contudo, revelar quem vai pagar a conta. Sim, porque para cada gratuidade no transporte coletivo, as empresas compensam o prejuízo aumentando a tarifa.

Parachoque de caminhão
“Quem fabrica a criança é a mulher. O homem é apenas o acionista” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. (Einstein)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali trabalhar para não ter que entrar na política e dar trabalho à polícia

Nenhum comentário: