quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Menino de nove anos vende limonada orgânica para recuperar parques públicos

Tão pequeno e já tão consciente de que pequenas atitudes podem, sim, transformar o mundo a nossa volta: com apenas nove anos, o norte-americano Joshua Smith conseguiu recuperar os dois parques urbanos do bairro onde mora, em Detroit, que estavam abandonados pelo poder público e lotados de lixo.
Como ele conseguiu tal feito? Vendendo limonadas! A ideia surgiu quando a mãe de Joshua proibiu o menino de brincar nos parques próximos a sua casa, por conta da situação precária dos locais. Ao invés de se render ao videogame, o garoto decidiu montar, na porta de casa, uma barraca para comercializar limonada orgânica e, assim, arrecadar dinheiro para recuperar os parques públicos.
Graças ao boca a boca no bairro, a iniciativa foi dando certo. Além do suco de limão, Joshua passou a vender água, ponche de frutas e pipoca na sua barraca e, em uma semana, o menino juntou US$ 3 mil.
Ficou impressionado? Tem mais: o garoto comoveu um grupo voluntário especializado na limpeza de terrenos abandonados, o Detroit Mower Gang, que foi até o bairro de Joshua, o Russell Woods, para limpar os dois parques próximos à casa do menino. Joshua ainda apareceu em vários programas de TV e garantiu uma bolsa de estudos de US$ 2 mil, oferecida pela Rosa Parks Scholarship Foundation, para a universidade.
E você? Já fez ou gostaria de fazer algo para mudar (para melhor) a realidade do seu bairro?

Fotos: amy.gizienski/Creative Commons e Reprodução/Youtube


Nenhum comentário: