sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Cego cria bengala inteligente que usa Google Maps e sensores para identificar obstáculos

Uma bengala inteligente inventada por um engenheiro cego está revolucionando a maneira como as pessoas cegas podem se locomover pelas ruas.
Visando proteger essas pessoas de objetos suspensos e obstáculos acima do nível do peito, a bengala WeWalk usa sensores ultrassônicos que alertam o usuário por meio de vibrações em sua alça.

A bengala pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de um smartphone para facilitar o controle. Como também é integrada ao software Voice Assistant e Google Mapas, ela pode utilizar os alto-falantes embutidos em sua estrutura para informar o usuário sobre lojas próximas e detalhes na infraestrutura das ruas e calçadas.
O CEO e co-fundador da WeWalk, Kursat Ceylan, que também é cego, disse à CNN que ajudou a desenvolver a bengala a partir do desejo de usar a tecnologia moderna como uma ferramenta para os deficientes visuais.

Bengala inteligente

“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas ainda estão usando apenas uma bengala simples”, disse ele à agência de notícias.
“Como pessoa cega, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída… não sei qual ônibus está se aproximando… [ou] quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk.”
Atualmente, o aparelho está sendo vendido por US$ 500 (R$ 2020). À medida que a startup turca ganha mais força e se expande, os desenvolvedores esperam associar a WeWalk a aplicativos de carona e serviços de transporte para melhorar ainda mais suas habilidades de navegação. (Razões para acreditar)

Nenhum comentário: