quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Prefeitos e secretários municipais se reúnem pela regulamentação da Região Metropolitana de Feira de Santana

Determinados a tirar a Região Metropolitana de Feira de Santana do papel, prefeitos e secretários dos municípios que a integram se reuniram no Parque de Exposição João Martins da Silva, na manhã desta quinta-feira, 5, quando esboçaram algumas estratégias preliminares para obter a regulamentação definitiva do Governo do Estado.
Criada há oito anos pela Lei Complementar Estadual, um dos objetivos da RMFS é organizar um modelo de gestão voltado a atender as demandas comuns dos municípios de Feira de Santana, São Gonçalo, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e Amélia Rodrigues.

Para que as cidades/membros possam capitar recursos da União para investir em obras de infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação, por exemplo, a Região Metropolitana precisa criar um fundo destinado a administrar estes recursos.
Outra medida considerada estratégica pelo prefeito Colbert Martins Filho, autor do projeto que originou a criação oficial da RMFS, é a implantação de uma agência de desenvolvimento, composta de técnicos das mais variadas áreas, destinados a elaboração de projetos que venham a suprir as necessidades comuns da região.
O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Júnior, submeteu à assembleia um estudo técnico que deverá ser usado como uma bussola norteadora do modelo de organização que irá permear os interesses comuns dos seis municípios. Juntos, eles representam uma população superior a um milhão de habitantes.
Preocupados em dá celeridade ao processo burocrático que envolve a formatação do projeto e apresenta-lo ao Governo do Estado, a quem cabe apreciá-lo sob à luz da legislação específica e providenciar a regulamentação definitiva da Região Metropolitana, os prefeitos Colobert Filho, Paulo Falcão (Amélia Rodrigues) e Luedson Suares Santos (Tanquinho) agendaram o próximo encontro para o dia 25 de setembro, no Paço Maria Quitéria.
A reunião contou ainda com as presenças dos secretários Cláudio Silva (Desenvolvimento Econômico) e Manuel de Souza Ferreira(Administração e Finanças), de Conceição do Jacuípe; Gustavo Nogueira Falcão (Administração e Ordem Pública), de Amélia Rodrigues; Julimar Cerqueira (Agricultura, Pesca e Meio Ambiente), Fábio Menezes (Administração), de Conceição da Feira; Carlos Brito (Planejamento) e Valdomiro Silva (Comunicação), de Feira de Santana.

Nenhum comentário: