domingo, 29 de setembro de 2019

Céu do Morro de São José ficou colorido pelos parapentes

Os parapentes, dezenas deles, coloriram o céu da Serra de São José, onde as bolhas de ar quente, as térmicas, levaram os conjuntos – atleta e equipamento, cada vez mais altos e cada vez mais distantes, na primeira etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre.
A competição trouxe para Feira de Santana atletas baianos e de vários estados, todos de reconhecida competência, como Sabiá, referência mundial nos esportes aéreos. O experiente piloto ilheense Gardenal foi quem birituou, entre os profissionais.

Birutar, na gíria do esporte, é o atleta que primeiro decola e nele os outros leem, por meio dos seus movimentos, as condições do clima lá em cima. A etapa, aberta neste sábado, será encerrada neste domingo no Morro de São José, distrito de Maria Quitéria.
Todos ficam de olho na biruta, em constante ‘conversa’ com o vento. É ela que aponta o melhor momento para a decolagem. Quando levanta, indica que a velocidade do vento, entre 20 e 25 km/h, é a ideal para que os praticantes de voo livre se lancem com segurança e aproveitem bem a emoção oferecida pelas térmicas.
Urubus mostravam a todos como aproveitar bem estas generosas bolhas quentes, deslizando no céu por horas. Pareciam dizer: é assim que se faz. Os pilotos tentaram e deram shows de técnicas.
A rota escolhida, em comum acordo entre os participantes e a organização da etapa, foi a que levava os pilotos até o Bravo, povoado localizado às margens da Estrada do Feijão, cerca de 44 quilômetros de distância do Morro de São José. Outro goal, como são chamados os pontos de pouso, estava localizado em Riachão do Jacuípe.
O prefeito Colbert Filho viu muitas decolagens e disse que o local tem potencial, ainda inexplorado, para atrair turistas e esportistas. “O clima local, com suas térmicas, favorece o voo livre. Esta condição vai levar a realização de campeonatos importantes”.
Estiveram no local os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, de Agricultura, Joedilson Freitas e o chefe do Gabinete do Prefeito, Mário Borges.

Nenhum comentário: