sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Conheça os homenageados da Flifs 2019

Como forma de expressar a admiração e o respeito às personalidades do mundo literário e cultural, a Feira do Livro vem nomeando os espaços do evento em celebração àqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento das artes em todas as suas variadas expressões. 

Segundo a coordenadora da Feira, Eliana Mota, a opção de nomear os espaços vem sendo utilizada em todas as edições e confere um caráter de homenagem pela fundamental contribuição dessas pessoas.

Julieta Carteado Monteiro Lopes, que nomeia o Auditório da Flifs este ano, foi bacharela em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de escritora, poetisa, artista plástica e patrona da cadeira 24 da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, ela dá nome ao auditório da Feira do Livro 2019. Também integrou a equipe de implantação da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Após a implantação, Julieta atuou como bibliotecária, e posteriormente como diretora da Biblioteca, que hoje recebe o nome dela.
Os cordelistas elegeram para batizar a Praça do Cordel da 12ª Flifs o poeta alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante, que na sua trajetória mais de 1.800 títulos, se consolidou pioneiro na luta em defesa da classe. Rodolfo também realizou eventos e fundou instituições como a Ordem Brasileira de Literatura de Cordel.
A cantora feirense Maryzélia Santos Conceição nomeia o palco de apresentações artísticas do Festival. Com sua voz marcante, ela começou suas atividades como profissional de música no Grupo de Choro e Samba Entre Amigos, além de se apresentar em barzinhos da cidade no formato voz e violão.  
Rita de Cássia Brêda Lima batiza a Arena do Festival Literário. Sua história é marcada pelo exercício ao oficio de ensinar. Ela ocupou o cargo de Coordenadora de Extensão (Proex/Uefs), onde teve a oportunidade de coordenar a Feira do Livro por alguns anos.  Hoje é membro do Núcleo de Leitura Multimeios, professora adjunta e Pró-reitora de Extensão da Uefs. De acordo com Rita, foi uma honra receber essa homenagem. “Um reconhecimento do investimento e das ações de fomento e formação de leitores que desenvolvemos. Estou envolvida desde a primeira edição da Feira, assim, essa homenagem é um presente”, declarou a pró-reitora.
Escolhido pelos profissionais da Assessoria de Comunicação da Uefs e TV Olhos D’Água, o stand de comunicação foi nomeado de Anchieta Nery. O jornalista atuou como secretário de Comunicação Social de Feira de Santana, chefiou o Gabinete e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além de professor e servidor da Uefs. Também contribuiu para a formação do acervo inicial do Museu Casa do Sertão e fundação da TV Olhos D´Água.

Nenhum comentário: