quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Mestranda da Uefs desenvolve bioinseticida que combate o aedes aegypti

Encontrar uma alternativa simples e barata para controle do mosquito da dengue em zonas pobres e com riscos de epidemias de arboviroses foi a principal motivação do estudo de Layse Emanuelle Reis de Lima, aluna do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Juntamente com o orientador Gilberto Mendonça, professor doutor do Departamento de Biologia, desenvolveu uma pesquisa baseada na ecologia aplicada, fundamentada pelos requisitos econômicos, ecológicos e toxicológicos utilizando substâncias naturais para limitar a determinada população de insetos-praga e minimizar os efeitos nocivos sobre as pessoas e o ambiente. A pesquisa emanou em um inseticida do extrato aquoso da semente de Nim (ou neem) que pode ser utilizado como método alternativo e prático para o controle das larvas de Aedes, pois sua produção é fácil (artesanal), rápida e de baixo custo.
"Para isso nós testamos formulações do bioinseticida Neem como método de controle alternativo do mosquito transmissor das arboviroses, e nossa meta era conseguir uma alternativa simples, de baixo custo, e com fácil produção. Basicamente procurávamos uma técnica viável para o controle do mosquito em localidades com pouco acesso a métodos tradicionais, seja por dificuldades logísticas de aquisição ou por questões financeiras como o custo do produto convencional", cientificou Layse sobre o desenvolvimento do inseticida.
A mestranda encontrou motivação através do centro de controle de zoonose de Santo Amaro, onde trabalhou. Ela observou que durante as visitas domiciliares a maioria dos moradores acumulavam água em diversos tipos de criadouros, e que mesmo realizando a eliminação deles quando voltavam depois de meses já existiam novos criadouros, constatando um ciclo vicioso no acúmulo de água. Layse ressalta que em muitos casos existe realmente a necessidade de manter água em determinados reservatórios, pois o abastecimento de água em certas localidades não é diário.
A pesquisadora identificou outro problema na prevenção das doenças transmitidas pelo temido mosquito, essencialmente à população carente, o alto custo de inseticidas. "O nim é uma planta com poderes inseticidas já comprovados e há no mercado algumas marcas comerciais do óleo da planta, mas nem sempre com preços acessíveis às comunidades, então testamos alternativas ao produto comercial", informou.
O estudo produzido em condições laboratoriais, derivou na mortalidade de até 76,6% das larvas, por meio do extrato aquoso das sementes. Os desenvolvedores estão contentes com os resultados e esperançosos que essa tecnologia traga benefícios sociais e ambientais.

Nenhum comentário: