segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Uefs e Prefeitura reafirmam compromisso na Expofeira

A continuidade da parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Prefeitura Municipal na Expofeira foi simbolizada pelo plantio de mudas no Espaço Agro Saber, na tarde do sábado (07). Participaram da atividade o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, a vice-reitora, professora Amali Mussi, o coordenador do stand da Uefs professor Gilberto Mendonça, o secretário de Agricultura de Feira de Santana, Joedilson Machado, além de estudantes e professores do curso de Agronomia da Uefs.

De acordo com o reitor da Universidade, desde que o curso de Agronomia foi implantado a participação na Expofeira tem crescido a cada ano e isso é bastante positivo. “Esse é um papel de extensão universitária, de difusão do conhecimento científico. Neste espaço nossos professores e estudantes têm oportunidade de interagir com produtores rurais e demonstrarem tecnologias de produção agrícola. Agradecemos esta parceria com a Prefeitura”, disse o professor Evandro do Nascimento.
Sobre o plantio das mudas para demarcação do espaço Agro Saber, o secretário Joedilson Machado destacou que “esse ato é um compromisso firmado para as futuras gerações, quando essas árvores estiverem adultas, as pessoas vão entender a história e perceber que a esta parceria é antiga. A Prefeitura e a Universidade tem um único objetivo que é fazer com que a população rural e a população urbana possam melhorar cada vez mais”.
Durante todos os dias da Expofeira o “Espaço Agro Saber” disponibilizou ao público exposições de tecnologias aplicadas à região do semiárido como utilização da adubação verde, sistema agroflorestal, horta urbana, compostagem, forrageiras alternativas, silagem, fenagem, plantas medicinais e plantio da palma. O espaço, que é uma iniciativa da Uefs em parceria com a Prefeitura, possibilitou a troca de saberes entre o curso de Agronomia e produtores rurais.  
“Esse ano a Prefeitura nos cedeu um espaço mais amplo e plantamos mudas de Angico aqui neste local, onde será sempre o nosso stand da Expofeira. Tivemos a visitação de muitos produtores rurais e escolas também, distribuímos sementes, compostos, falamos sobre o processamento de alimentos, tecnologias de plantio, e prestamos consultoria na área de Agronomia. Nossa participação no evento foi muito proveitosa”, avaliou o professor Gilberto Mendonça, membro da coordenação do Espaço Agro Saber este ano. 

Nenhum comentário: