Como estratégia para oferecer melhor
acompanhamento e assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação
da Covid-19, a Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de
Saúde descentralizou o serviço de monitoramento, que antes era feito
pela Vigilância Epidemiológica, e agora estes pacientes passam a ser
acompanhado pelas unidades de saúde da área de abrangência da sua
residência.
O monitoramento desses pacientes é feito
por meio de ligação diária para avaliar os sintomas e as condições de
saúde dos pacientes. Caso ele apresente sintomas graves como falta de
ar, desconforto respiratório e entre outros é feita a recomendação para
que ele se dirija a uma unidade de urgência como Policlínica ou Unidade
de Pronto Atendimento, seguindo as recomendações de distanciamento
social e uso indispensável da máscara.
“Estas informações são registradas pelo
profissional diariamente em uma planilha. Em casos de sintomas leves que
necessitem de suporte médico ou de enfermagem o paciente é orientado a
se dirigir a unidade de saúde”, explica Valdenice Queiroz, chefa da
Atenção Primária à Saúde.
Durante a primeira ligação todas as
orientações e recomendações são fornecidas quanto aos cuidados
preventivos, alimentação, hidratação, distanciamento social das demais
pessoas, caso convivam na mesma residência. Essas pessoas também devem
ser notificadas a Vigilância Epidemiológica caso apresentem sintomas,
sendo necessário que o paciente informe no momento do monitoramento.
Emissão de atestados médicos,
acompanhamento até a recuperação do paciente e alta também estão sendo
realizados pela equipe de saúde. “O paciente deve seguir em isolamento
domiciliar por 14 dias, caso ainda apresente sintomas da doença esse
paciente é reavaliado e recomendamos isolamento por mais sete dias”,
explica.
Segundo avalia Valdenice Queiroz, a
descentralização do serviço oferece mais agilidade na notificação do
paciente e facilidade para realização do exame, já que os testes rápidos
também estão sendo realizados pela equipe da unidade.
“É uma estratégia para facilitar a
assistência ao paciente, porém é necessário ressaltar que o exame possui
critérios para realização e que se não forem cumpridos é possível que
apresente um resultado falso negativo, que é quando a pessoa está com a
doença porém o exame apresentou resultado negativo pois não foi feito no
período adequado”, alertou.
Caso esse paciente não apresente
critério para realização do teste rápido pois ainda está na fase inicial
dos sintomas, é feito o agendamento para realização do exame PCR, feito
por meio de coleta de amostra nasal e orofaringe para análise do
Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).
Para a chefa da Atenção Primária à Saúde
esta foi uma grande iniciativa visto que a equipe já oferece suporte
para a população cadastrada e que faz parte da sua área abrangência,
porém os profissionais tem enfrentado muitas dificuldades durante o
monitoramento. “Temos encontrado algumas adversidades para monitoramento
deste paciente. Estamos com um grande número de pessoas que não atendem
o telefone ou que forneceram o número errado”, pontuou Valdenice.
Outra situação encontrada frequentemente
são pacientes que estão aguardando resultado do exame e não estão
cumprindo isolamento domiciliar. “Quando atendem a equipe informa que é
necessário cumprir isolamento até que o resultado do exame seja
liberado, porém infelizmente os profissionais encontram relatos dessas
pessoas de que estão saindo, indo trabalhar e acreditam que por estarem
de máscara é seguro”, lamentou.
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