sexta-feira, 12 de março de 2021

 

Língua e opinião

As redes sociais deram voz a qualquer pessoa que saiba manipular um celular ou um computador. Isso trouxe uma onda de talentos que estavam adormecidos, mas também revelou muitos imbecis sem a menor noção sobre coisa alguma. Para aqueles que tem uma quantidade de neurônios suficiente para entender o que acontece à sua volta, e colocar isso num texto bem escrito ou falado, eu dou boas-vindas. É bom, é salutar, ter uma quantidade maior de informações disponíveis, e opiniões abalizadas. O problema começa quando quem não sabe sequer falar corretamente, e muito menos escrever, se mete a desempenhar esse papel. E quando as paixões religiosas, políticas, ou outras quaisquer, se misturam com o conteúdo do relato ou opinião, a coisa se deteriora. Isso tem acontecido com tanta frequência que muita gente boa está desistindo de algumas plataformas, e restringindo o acesso dessa gente às suas publicações. As pessoas idiotas gritam e discutem, as pessoas comuns falam, os sábios opinam e não discutem.

Alhos e bugalhos

Pelo amor de Deus, parem de usar Resiliência como sinônimo de resistência. Resiliência é propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Ou no sentido figurado, a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Resistência é o ato ou efeito de resistir. Propriedade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo e não cede, resiste.

Imbecis se acham

Todo imbecil se acha o ser supremo do universo. A Psicologia explica. O estudo realizado pelos psicólogos David Dunning e Justin Kruger, mostrou que “somos imprecisos em avaliar nossos conhecimentos e habilidades e frequentemente superestimamos o quanto sabemos. Quanto menor for o nível de conhecimento, mais confiança as pessoas têm nas suas habilidades. Tipo assim: Anita achar que sabe cantar; Lula achar que sabe governar; Alexandre Frota achar que sabe representar. E por aí vai. Infelizmente o Semancol é um remédio abstrato que poucos conseguem obter.

Religião

         Sempre encarei a fé religiosa como algo muito íntimo, muito pessoal, não cabendo a ninguém questionar a crença alheia. Cada um encara Deus conforme seus conhecimentos, seu raciocínio, suas razões. A Igreja Católica sempre primou por impor suas crenças e princípios a todos os povo do mundo, inclusive ia na proa dos navios dos desbravadores e conquistadores, pela primazia e iniciar os povos conquistados na fé Católica. E foi ela, a Igreja Católica, que introduziu o comércio de favores cristãos entre os fiéis, vendendo indultos, cobrando por celebrações e coisas assim, o que, aliás, provocou a primeira cisão na Igreja, quando Martinho Lutero, revoltado com o comércio  dentro da Igreja, fundou o Protestantismo. E de lá pra cá todo mundo viu no que deu.  Hoje se abre igrejas como se abrem botequins em cada esquina, com cada “pastor” ensinando sua própria “fé” às suas incautas ovelhas. Esta semana vi um vídeo feito em uma igreja onde o “pastor” raspava e “ungia” as vaginas das fiéis. Curiosamente ele não ministrava o mesmo benefício aos homens. Se quiser ver, clique ai.

E agora, Agripino?

         O ministro Facchin pagou sua dívida para com Lula, condenando a ser elegível e ter que polarizar com Bolsonaro a eleição de 2022. Sim, porque agora, por uma questão de honra (coisa que ele não tem), ele terá que ser o candidato do PT a presidente da República. Pra Bolsonaro isso pouco importa, porque terá que enfrentar quem quer que seja o candidato que ele tiver que vencer. Mas eu estou morrendo de rir é com a situação do João Agripino porque, se já ocupava as últimas posições nas pesquisas, mas a empáfia não lhe permitia reconhecer o fracasso, como vai ser daqui por diante? Será que vai aumentar o beicinho? Será que vai apertar ainda mais a calcinha? Que peninha...

Sérgio Reis convoca

         O cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis está utilizando as redes sociais para convocar a população brasileira a realizar um protesto nas ruas nesta segunda-feira (15). É a coisa certa a fazer, é um exemplo de exercício de cidadania, e estou com o “Serjão” nesta iniciativa. Mas a covardia, o medo incutido na população, que prefere ficar entocada como coelhos, e morrer de fome, depressão ou suicídio, impedirá que este movimento tenha o sucesso que deveria ter. Todo mundo é muito valente falando de um telefone ou microfone, mas na hora de ir pro pau, se encolhem tremendo de medo. Não são seres humanos normais, são como ratos. E como ratos estão morrendo. Clique no link e veja a convocação:

Incentivo

Buscando palavras que pudessem motivar as pessoas a perder o medo e fazer o que tem que ser feito, me lembrei de uma música de Ronnie Von intitulada “Minha Gente”, que retrata fielmente quem fomos  e nos põe de frente com o que nos tornamos. Diz o seguinte:  Gente correndo na rua atrás do dinheiro que não deu. Gente com fita no dedo querendo lembrar o que esqueceu. Gente pegando na enxada, ganhando dinheiro pro patrão. Gente pagando promessa, seguindo fiel a procissão. Gente que fala de pranto e não gosta do canto pra cantar. Gente que no desencanto procura outro canto para rezar. Gente que tomba na rua sem ter um alguém pra dar a mão. Gente que morre depressa porque lhe parou o coração. Gente que sem esperanças não vê a escada pra subir. Gente que faz a mudança porque é o jeito de fugir. Pra que tanta agonia se já vem o dia de cantar? Eu sei, só de tristezas não há mais beleza.

Gente que perde os filhos seus, e mesmo assim não perde a fé em Deus.

Fuxicos

         Por mais que as deteste eu sempre me bato com gente fuxiqueira. É inacreditável o interesse das pessoas pela vida dos seus semelhantes. Querem saber de tudo, desde a cor da roupa de baixo, até os seus ganhos. Por que Jesus, as pessoas não cuidam mais das suas próprias vidas? E há uma predileção por encontrar erros ou falhas, de qualquer natureza, para apontar o dedo, como se isso pudesse justificar seus mal feitos. Antigamente atribuía-se os fuxicos, as fofocas, às mulheres, porque não trabalhavam (pois sim) e tinham tempo para observar a vida dos outros e ficar fofocando entre elas. Com a mulher disputando mercado de trabalho com os homens, seria de se esperar que o fuxico perdesse força. Qual que? O que se descobriu é que os homens são tão ou mais fofoqueiros que as mulheres. E pra piorar as coisas, o fuxico dominou as redes sociais. Tem gente falando desde o salário da Rainha Elisabeth ou do Alexandre Garcia, até o que come ou bebe um jornalista qualquer, ou quanto alguém recebeu de indenização por ter processado fulano ou beltrano. Fariam melhor que cuidassem bem das suas responsabilidades e deixassem que os outros resolvam seus próprios problemas e prestem contas a quem de direito. Vão procurar chupar parafusos pra fazer pregos!

          Dica musical

         A minha dica musical desta semana é “Carne e Osso”, de Taiguara, com ele mesmo. Taiguara era pouco mais que um adolescente quando compôs esta bela canção. Um adolescente vive buscando novidades, rindo bastante, falando alto, descobrindo o mundo. E ele diz que sim, ele quer coisas novas, mas o que busca mesmo são mais vidas. “Eu grito sim, e o meu grito vai sanar minhas feridas. E a música, a mística, aplicam sangue novo no meu ser, calam minha dor. Minha lira, quanto mais ferida, mais diz o que sente”. Seguindo sua viagem por esse mundo juvenil de descobertas, ele questiona: “Que cérebro, que máquina, conseguem fazer mais que um grande amor? O lúcido, o válido, o sólido, vão matar você, que evita o seu amor”. E decide: “Por isso eu vou levar você comigo, programar o amor em seus computadores. Vou mais além, eu morro, mas consigo, germinar a minha flor em seus rancores”. Um perfeito e belo sonho juvenil que ainda hoje eu gosto de ouvir.

Philosopher

Um dia toda beleza envelhece, a piada perde a graça, só a essência permanece. Então impressione o mundo com seu caráter. (Nanda Grubisich)

         Entendo que a essência humana é formada pelo seu espírito, pela sua mente e pelo seu coração. No desenvolvimento da criança que nasce, do ponto de vista espiritual, sua missão no mundo material já está definida. Para cumpri-la, bem ou mal, tudo depende do que chegar à sua mente e ao seu coração. Todos os valores que a sociedade impregnar na mente e no coração da criança, resultará na essência do adulto. Contudo, há espíritos evoluídos que encarnam nos recém-nascidos, que mesmo a criança vivendo e crescendo nos ambientes mais hostis e perversos, desenvolvem um caráter íntegro e justo. Já outros, espíritos jovens, pouco evoluídos, ainda que bem-nascidos, não resultam no adulto que da criança se espera. Tenho observado ao longo da minha vida várias ocorrências desse tipo. É fácil concluir que, não importa onde a criança nasceu e se criou, o espírito influenciará na formação da essência do ser e a sociedade influenciará na formação do seu caráter, com maior prevalência para a influência do espírito.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali ver se consigo me lembrar de mais alguns belos sonhos da juventude que tanto bem fazem pra minha alma.

Nenhum comentário: