quarta-feira, 31 de março de 2021

Plataforma Kahoot associa aprendizagem a jogos

 


Os estudantes da Rede Municipal de Educação conheceram, no encontro da retomada pedagógica, o Kahoot, uma nova plataforma educacional, que permite testar os conhecimentos jogando. Os alunos tiveram também a oportunidade de responder a enquetes, desenhar e se divertir.

Na nova ferramenta, podem ser criados quizzes com respostas de múltipla escolha e o participante tem um tempo para responder. Logo após, os resultados ficam disponíveis e os alunos são ‘ranqueados’ por pontuação. Quem responde mais rápido e corretamente ganha mais pontos. 

Durante a apresentação da plataforma, na segunda aula da retomada, esta terça-feira, 30, 1.440 estudantes responderam uma enquete, sinalizando sua percepção sobre as atividades do dia – 95,6% afirmou que está gostando das aulas e 95,4% gostaria de continuar tendo aulas interativas.

Para João Mota, técnico do Núcleo de Tecnologia, essas orientações são fundamentais para o desenvolvimento das atividades nesse novo formato de aulas não presenciais. “Estamos em um processo de ensino e aprendizagem que abre os caminhos para uma jornada cujo pano de fundo é a tecnologia”. Neste cenário, aborda o especialista, “a interação entre professor e aluno é primordial”.

As formas de utilização e organização do YouTube também foram ensinadas durante o encontro. Apesar de ser a terceira rede social mais usada no Brasil, é necessário entender o seu funcionamento mais dirigido para a educação. Dessa forma, a rotina, o acesso e a organização dos estudos são otimizados. 

“O nosso objetivo foi atingido. Conseguimos engajar os alunos dentro da sala de aula virtual. É um mundo que eles já conhecem, mas em geral não têm a orientação para o cunho pedagógico”, pontua Cid Quintela, outro especialista do Nutec.

Nenhum comentário: