terça-feira, 26 de julho de 2022

Alunos brasileiros criam robô-cuidador doméstico e vencem mundial de robótica

O projeto do robô-cuidador doméstico ficou em primeiro lugar no mundial de robótica, após 6 anos de aprimoramento - Foto: divulgação

Um time de estudantes universitários brasileiros, levou o primeiro lugar no mundial de robótica com uma ideia muito bacana: eles criaram um robô-cuidador doméstico!

A “Hera”, como é chamada, tem inteligência artificial programada para realizar atividades domésticas como: organizar prateleiras, registrar preferências, certificar se os moradores beberam água e até chamar por auxílio médico em caso de necessidade. Tudo isso sem qualquer influência de radiocontrole humano. (vídeo abaixo)

O evento foi este mês em Bangkok, na Tailândia, e recebeu aproximadamente 3 mil participantes de 45 países diferentes. Foram quatro dias de prova e a equipe brasileira se destacou na categoria “At Home”, que traz ideias para o conforto de pessoas em casa.

 Projeto muito bem planejado

O time vencedor é composto por cinco alunos e um professor.

A Hera foi desenvolvida primeiro em 2015 e, desde então, vem sofrendo diversas melhorias.

Os alunos afinaram todas as funcionalidades do robô, seguindo os pré-requisitos de cada edição do mundial de robótica dos últimos anos.

Apesar das inúmeras tarefas que Hera pode realizar, o robô ainda não é capaz de fazer faxina, porque só interage com objetos de altura a partir de 30 cm.

Mas o diferencial do robô este ano foi a leitura de visão computacional e de inteligência artificial integradas à manipulação de hardware. Essa invenção reduziu a possibilidade de erros e permitiu o registro das preferências do usuário.

Diferentemente dos outros participantes, a equipe brasileira realizou a montagem da máquina no local.

Geralmente, os dispositivos são levados já montados, em container.

Foram utilizadas cinco malas de viagem, recheadas com peças, papéis e plástico-bolha.

E eles conseguiram trazer o prêmio para o Brasil!

Viva a educação e a tecnologia!

Brasileiros se tornaram referência mundial em robótica – Foto: divulgação


SNBCom informações de Olhar Digital

Conheça um pouco da Hera:



Nenhum comentário: