sexta-feira, 1 de julho de 2022

 &Dica Musical&

A minha Dica Musical da semana é...

         “Noites Brasileiras”, composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, gravada originalmente por Luiz e, depois, por uma infinidade de cantores. A letra enaltece as noites dos festejos juninos no Nordeste e afirma que “há mais estrelas no céu nas noites de São João”, o que, de certa forma é verdade. Os festejos ocorrem no mês de junho quando ocorre o inverno e a umidade presente no ar realça o brilho da Lua e das estrelas. Além disso, os festejos são mais intensos nas comunidades e propriedades agrícolas das zonas rurais onde há pouca incidência de luzes artificiais, o que permite a visualização de muito mais estrelas.

         O Luar do Sertão, como é dito no poema de Catulo da Paixão Cearense (que, curiosamente, é maranhense), é muito mais belo e romântico e, junto às fogueiras de São Pedro e São João, ajudam a aquecer o coração de jovens e velhos apaixonados. “Meninos brincando de roda, velhos soltando balão, moços em volta à fogueira, brincando com o coração”, diz a letra.

         Quem já vivenciou estes festejos, cantou e dançou forró, quadrilha, ao som da sanfona, triangulo e zabumba, já comeu amendoim cozido e milho verde assado, bebeu licor e quentão, chupou laranjas doces como mel, provou os quitutes feitos à base de milho e aipim, pulou fogueiras de “comadres e compadres”, entre outros folguedos da ocasião, ao ouvir essa música haverá de suspirar fundo e com um nó de saudade na garganta, repetir com Gonzagão: “Ai que saudades que eu sinto/das noites de São João/das noites tão brasileiras, das fogueiras/sob o luar do sertão”.     


Nenhum comentário: