A segunda edição da Molidê enfatiza a literatura falada em suas variadas formas como hip-hop, cordel e poesia e acontece de forma simultânea no Instagram - @sescba, Facebook - facebook.com/sescbahia e canal Sesc Bahia no Youtube - www.youtube.com/
A 2ª edição está pronta para acontecer e será imperdível!
PROGRAMAÇÃO
19 de julho
9h – Abertura 2ª Edição da MoLiDê: Oralidades, a Bahia tem!
com Anielle Oliveira (Analista de Literatura do Sesc Bahia, Doutora em Língua e Cultura pela UFBA e Mestre pela mesma instituição, Anielle é também, poeta, quando a inspiração e o tempo lhe permitem.)
10h – Apresentação Palavra escrita, falada e cantada: Bule-Bule tem!
Com uma apresentação exclusiva para a MoLiDê, Bule-Bule, compartilhará sua arte repleta de memórias ancestrais e riquezas literárias.
Cordelista, repentista e “sambador”, como o artista costuma se definir, Bule-Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano de atuais 73 anos, nascido em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso (BA), município do estado da Bahia. Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule-Bule, que também se destaca como cordelista com mais de 100 títulos publicados.
11h - Curta Leitura com Palmira Heine
Palmira Heine é a convidada da vez para o Curta leitura, onde apresentará textos poéticos de sua autoria que estão publicados nos livros “Nasça Mulher” e “A poesia da língua”.
A escritora, professora e poeta Palmira nasceu em Salvador, é autora de obras literárias infanto-juvenis, contos e poemas. Além de ser membro da Confraria Poética Feminina e do Milherio das Letras.
14h - Curta Conversa com Osmar Tolstói
Osmar Tolstói compartilhará preciosidades de sua produção literária tão marcada pelo entrelace entra a arte-educação e literatura, além de revelar episódios curiosos de sua trajetória, tais como os seus primeiros poemas na infância e a origem de seus apelido ‘Tolstói”.
Poeta, compositor e arte-educador baiano. Autor de diversos títulos de cordel de Literatura de Cordel – 2004. Obteve título de Menção Honrosa no II Concurso Nacional de Poesia de Colatina/ES – 2005. Eleito, por voto popular, o melhor Cordelista da Bahia, em concurso realizado pela Rádio Sociedade da Bahia – 2009. Osmar ministra oficinas literárias desde 2005, já tendo estado em São Paulo e realizado oficinas e palestras em importantes instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Fundação Pedro Calmon e Oficinas Culturais Cândido Portinari – SP.
16h - Curta Poesia com Denisson Palumbo
Artista multifacetado, produtor de folhetos de cordel e livretos de poesias, Denisson traz a sua poética através do cordel, com toda sua potência poética.
Denisson Palumbo é graduado em Letras Vernáculas (Licenciatura) na Universidade Federal da Bahia, desenvolve oficinas de escrita, performances literárias e palestras sobre livro, leitura e literatura. Produz folhetos de cordel e livretos de poesia, de forma alternativa, além de conteúdo digital: vídeos e peças gráficas, em uma relação com audiovisual e design.
20 de julho
10h – Curta leitura com Adilson Passos
Adilson Passos - apaixonado desde da infância por desenho e pelo som das palavras cantadas - apresentará a sua produção literária, trazendo nuances de seu livro “As Mulheres Abayomi”, que traz a cultura africana, as mulheres, suas lutas e costuras de confiança como inspiração.
Estudante de Design na Escola de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa Permanecer Proae-Ufba, vinculado ao Laboratório de Protótipo e Modelagem Digital (LabDesign), escritor e ilustrador da literatura infantil.
11h - Curta Conversa com Sérgio Bahialista
Sérgio Bahialista vem com tudo para a MoLiDê conversando com o público sobre sua poesia, produção literária e as experimentações arte-educativas a partir de conexões nascidas nas rememorações do poeta. O Cordel e a poesia no topo da pauta!
Cordelista, músico, mestre e doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. É professor da Rede Municipal em Salvador, colaborador do coletivo Sarau da Onça. Já atuou em recitais e espetáculos diversos em Salvador e no interior do Estado da Bahia, como Coordenador pedagógico do Projeto Cordel na Boca.
14h - Curta leitura com Isadora Silva
O Recôncavo Baiano não poderia ficar de fora, representado pela santo-antoniense Isadora Silva. Momentos de pura emoção com leituras de poemas autorais para ouvidos e os corações literários!
Formada em Letras Vernáculas pela Uneb, Isadora é professora de língua portuguesa, pesquisadora da escrita e dos processos criativos, além de ministrar oficinas de escrita. É administradora do perfil literário Akamba Poética, no Instagram, além de participar ativamente de saraus e outras intervenções artísticas de cunho literário.
16h - Curta Poesia com Sueli Valeriano
A cordelista Sueli Valeriano criou um cordel especialmente para MoLiDê. Com uma performance poética, a linguagem do cotidiano baiano será exaltada de forma lúdica e criativa através das rimas da poesia popular. Aí vem coisa boa!
Cordelista, arte educadora, contadora de história e atriz. Criadora do Projeto Cordel na Escola, em 2015. Participação em várias antologias nacionais e internacionais como a Nova Antologia de Cordelistas Baianos e a Coletânea Ecos do Nordeste em Portugal.
21 de julho
10h - Curta Leitura com José Carlos Vaz
Bule volta à cena e desta vez como centro de um poema de autoria do poeta jequieense, José Carlos Vaz que homenageia esse grande mestre da cultura popular.
Nascido sob o signo de câncer, em Jequié-BA, onde começou a rabiscar seus primeiros versos, por volta dos quinze anos. Desde 1993, participa em várias coletâneas de poesias. Participou com o cordel “Vida e morte de Anésia Cauaçú”, na VIII Edição do Festival de Inverno da Bahia.
11h - Curta Poesia com Ludmila Singa
Singa é uma das escritoras promissoras de Salvador, pois oferece ao público suas poesias e composições que possuem um ingrediente especial: a mistura da poética das ruas com referências teóricas que alimentam o seu cotidiano e ser artístico.
Com 24 anos, possui mais de 100 poesias escritas e é Slammaster do Slam das Minas – Bahia desde de 2017. Lançou seu primeiro livro em 2019 intitulado Solo Fértil. Também participou da coletânea “Poéticas Periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana”. Participou da I Festa literária de Santo Antonio de Jesus
14h - Curta Poesia com Maviael Melo
O poeta, cordelista e cantor Maviael Melo tem a inquietude dos arteiros que buscam fazer da arte sua fala e contribuição enquanto parte de um todo cultural. Apresentará a poesia “Estamos, Não Samos!”, de sua autoria.
Poeta, cordelista, cantador, produtor e escritor, radicado em Salvador há 15 anos. Possui 02 CD’s, 01 DVD, 01 vinil e 06 livros publicados (04 de poesia e cordel e 02 romances).
19h - Bate-papo ao vivo* Cordel: o que que a Bahia tem? com Sueli Valeriano e Bule Bule. Mediação Anielle Oliveira
Nesse bate-papo, Bule Bule e Sueli Valeriano, dois grandes nomes da literatura oral, dialogam sobre repente e cordel nas terras baianas e mostra o que a Bahia tem!
Bule Bule é cordelista, repentista e “sambador”, como o artista costuma se definir, Bule-Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano de atuais 73 anos, nascido em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso (BA), município do estado da Bahia. Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule-Bule, que também se destaca como cordelista com mais de 100 títulos publicados.
Sueli é cordelista, arte-educadora, contadora de história e atriz. Criadora do Projeto Cordel na Escola, em 2015. Participação em várias antologias nacionais e internacionais como a Nova Antologia de Cordelistas Baianos e a Coletânea Ecos do Nordeste em Portugal. *Canal do Sesc Bahia no Youtube
Informações: Ascom Sesc Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário