sexta-feira, 22 de julho de 2022

 *Dica Musical*

Cristóvam Aguiar

A minha Dica Musical da semana é...

...coisa de momento – Renato Terra

“Falar a verdade me faz tão bem/Assim, sem maldade, nunca te amei/Você foi mais um caso/Que um dia, por acaso, transei”.

Já deu pra notar que a música fala mais de desamor que amor. Mas, não desistam ainda, pode ter um final feliz.

“Gosto da vida com o que ela traz/Você foi perfeita, eu fui demais/Agora, dá um tempo! / Foi coisa de momento, não mais/A gente se engana, nem sei por quê/Até diz que se ama/Mas depois que sai da cama/Já não tem mais nada a ver”

A partir da segunda metade do século XX o amor ficou “fora de moda”. A “pílula”, o Woman Liberation From, A queda da preservação da virgindade como símbolo da moral e dos bons costumes, e mais uma infinidade de fatore nos levaram a um desastre moral por conta da nossa ânsia por liberdade sexual. Estava tudo certo. Enfim, queríamos, nós, os jovens da época, tomar nossas vidas em nossas próprias mãos. E foi o que fizemos. Mas a natureza é sábia e nos cobrou um preço alto pela nossa impaciência. Gerou até um quadro de humor na TV: Um padre que colocava mil dificuldades para casar jovens, porque não suportava mais o “Casa, separa, casa, separa”.

Quando passou a euforia, as pessoas entenderam que podiam namorar muito, sem compromisso e sem filhos, até se sentirem prontos para um relacionamento a dois e criar filhos. Muitos casais que haviam se separado, voltaram a viver juntos, e outros tantos, descasados, encontraram, enfim, os seus pares ideais.

Quem já passou por isso, um dia já deve ter proferido os últimos versos desta canção: “Eu sei que é duro ouvir isso de mim/Mas, olha, eu te juro; não podia imaginar que tudo terminasse assim”.

Contudo, ainda não terminou. Com o advento das Pensões Alimentícias os jovens acreditam que podem terceirizar a paternidade sem maiores problemas. Não mesmo.

Mas, pra ouvir e dançar, a música é ótima.

 


Nenhum comentário: