terça-feira, 19 de julho de 2022

Os avós e os idosos

 

Instituído pela Papa Francisco, em 2021, será celebrado, no próximo domingo, (24) o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O objetivo é agradecer o dom da velhice daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé. O tema deste ano é o versículo 15 do Salmo 92: “Dão fruto mesmo na velhice”.

DURANTE a vida o ser humano, passa por diferentes etapas, cada qual com suas características próprias: infância, juventude, vida adulta e velhice. Nenhuma destas etapas pode prescindir da outra. Todas estão inter-relacionadas. Esse ciclo deve ser respeitado por todos nós, sob a pena de nos frustrarmos. Vale a comparação com as estações do ano. Cada uma tem seu tempo e sua função. “Na juventude deve-se acumular o saber e na velhice, fazer uso dele”. (Jean J. Russeau).

“MUITAS pessoas tem medo da velhice. Consideram-na uma espéc

ie de doença, com a qual é melhor evitar qualquer tipo de contato. Mas, na realidade, uma vida longa – ensina a Sagrada Escritura – é uma benção. Os idosos são sinais vivos da bondade de Deus que dá vida em abundância. Bendita a casa que tem um ancião! Bendita a família que honra os seus avós”, (Papa Francisco).

O MELHOR lugar para os idosos e avós é o seio da família. Somente junto à família, eles podem sentir que suas vidas tem significado. Afastá-los da vida familiar, por considera-los estorvo e incômodo, é um ato de violência e desumanidade. Os avós e os idosos sempre tem uma lição de sabedoria para a família. Eles são um testemunho vivo de que vale a pena lutar e viver.

A BÍBLIA, ao referir-se à pessoa idosa, usa palavras de sabedoria: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito.” (Lv 19,32). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando escreveu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse teu pai.” (Tm 5,1). “Quão bela é a sabedoria, a inteligência e a prudência nas pessoas de idade avançada”. (Eclo 25,7-8).

NO DIA MUNDIAL dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco, dá uma benção especial aos avós: “Confio à proteção de Sant’Ana e de São Joaquim – avós de Jesus Cristo – todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma benção especial. A Virgem Maria os ajude a alimentar sempre a fé e a esperança na Palavra de Deus.  Avante e coragem! Que o Senhor vos abençoe”.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: