CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave é ouvir o próprio nome. Não esqueça: atrás do nome há uma pessoa concreta, com sentimentos, problemas, receios e expectativas. Ela é única e irrepetível no mundo inteiro. Seja amigo e prestativo. Há pessoas que se queixam dos resultados, mas não se interrogam sobre as próprias atitudes.
INTERESSE-SE sinceramente pelo outro. Lembre-se de que você sabe, mas não sabe o que os outros sabem. A pior maneira de começar uma frase é o pronome pessoal eu. Seja generoso em elogiar. É necessário, porém, que o elogio seja sincero. A pessoa bondosa perceberá bondade em todos. Nada mais vulgar do que a bajulação. A prudência é a melhor atitude diante da crítica. Seja uma pessoa bondosa e veja bondade em todos.
CONSIDERE os sentimentos dos outros. Existem três lados em uma controvérsia: o seu, o do outro e de quem está certo. Respeitar é uma atitude de boa educação. Nós sabemos algumas coisas, outros sabem outras coisas. A verdade é muito ampla e densa para estar só na cabeça de uma pessoa. Há diferentes maneiras de fazer algumas coisas. Pode ser que seu interlocutor tenha razão. O verdadeiro líder tem três atitudes: ouvir, aprender e saber elogiar.
PROCURE
apresentar um excelente serviço. O que vale realmente em nossa vida é o que
fazemos para os outros. É o serviço que dá dignidade a todas as profissões e a
todos os gestos. A alegria de servir é nossa melhor recompensa. O próprio
Cristo veio para servir e não para ser servido. Não tenha pressa na colheita. O
importante é semear.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
Nenhum comentário:
Postar um comentário