quinta-feira, 14 de julho de 2022

 *Philosopher*

Cristóvam Aguiar

“Se queres a paz, prepara a guerra” (Maquiavel)

         No popular, isso quer dizer que “quem tem, tem medo. Se é que me entendem. Desde a idade da pedra que os seres humanos se matam para tomar dos mais fracos o que os mais fortes desejam. Lei da selva pura e simples. As armas vieram equilibrar essa situação, e quem tinha um tacape ou arco e flexa, lanças, espadas, conseguia se defender dos mais fortes fisicamente e até matar quem tentasse lhes agredir. Surgiu então na idade moderna o ditado: “Depois que inventaram a pólvora e a vaselina, não existe mais homem valente nem C. apertado”. Somente graças ao equilíbrio de forças a humanidade ainda não está extinta. Bem disse Einstein: “Não sei como será a terceira guerra mundial. Mas sei como será a quarta: Com paus e pedras”.

         Toda vez que se fala em combater a violência urbana, os mal intencionados falam logo em desarmar os cidadãos. Por que nunca falam em desarmar os bandidos? Porque “povo desarmado é povo escravizado”. As mulheres têm grande parcela de culpa nessa frescura de desarmamento. Pensam afastar seus filhinhos da violência e o máximo que conseguem é transformá-los em bichas ou defuntos. Só se respeita quem é forte, e temos que criar filhos fortes (homens e mulheres) que saibam se defender e defender seus entes queridos.

         A Grécia antiga era formada por cidades-estados, cada uma com um rei governante com seus próprios exércitos e suas próprias lei. Mas quando aparecia um invasor, todas se juntavam para defenderem-se do invasor. E quando os persas tentaram invadir a Grécia, foram contidos por apenas 300 homens. Os espartanos. A nação que preparava seus filhos desde os 12 anos para o combate. Isso não significa desprezar o conhecimento acadêmico, mas aliar ele ao conhecimento militar. Atenas era o berço da civilização acadêmica, mas também não desprezava o conhecimento militar, e juntas eram uma força imbatível.

         Quando vejo hoje em dia pessoas torcendo o nariz para escolas cívico-militares, das duas uma: Ou são idiotas ou são mal intencionadas.

Nenhum comentário: