sexta-feira, 8 de julho de 2022

 &Dica Musical&

A minha Dica Musical da semana é...

Patativa. Composição de Vicente Celestino, gravada originalmente por ele, depois, por muitos artistas. Entre eles, Elba Ramalho, que tirou a música do gênero “Canção Sertaneja” e a regravou como um xote, obtendo um resultado maravilhoso. Sem tirar o mérito de Vicente Celestino, grande Tenor, Elba deu suavidade e acentuou o romantismo da letra. No vídeo que apresentamos, gravado durante um show de Elba, ela deixa tocar um pouco a gravação original e prossegue com a nova roupagem, de forma que o ouvinte/espectador pode ter uma ideia bem abalizada e entender que não se trata de uma disputa de estilos e vozes, mas da beleza da música.

         “Acorda, patativa, vem cantar/Relembra as madrugadas que lá vão
E faz de tua janela o meu altar/Escuta a minha eterna oração/Eu vivo inutilmente a procurar/Alguém que compreenda o meu amor/E vejo que é destino meu sofrer/É padecer, não encontrar/Quem compreenda o trovador. Vale salientar de que apesar dos versos que levam o romantismo às últimas consequências, como era comum à época em que foi gravada. Ela nada perde em suavidade e beleza para quem tem ouvidos para ouvir. Confiram.

E não se inibam se der vontade de dançar um xote coladinho com alguém que se ama.

Eu tenho n'alma um vendaval sem fim/E uma esperança que hás de ter por mim/O mesmo afeto que juravas ter/Para que acabe este meu sofrer.

Eu sei que juras cruelmente em vão/Eu sei que preso tens o coração/Eu sei que vives tristemente a ocultar/Que a outro amas, sem querer amar.

Mulher, o teu capricho vencerá/E um dia tua loucura findará/A Deus, a Deus, minha alma entregarei/Se de outro fores, juro, morrerei.

Amar, que sonho lindo, encantador/Mais lindo por quem leal nos tem amor/E tu vens desprezando sem razão/A mim que choro e busco em vão/O teu ingrato coração.

Confira o vídeo:



Nenhum comentário: