quinta-feira, 28 de julho de 2022

Brasileiro de 18 anos está entre os 50 melhores estudantes do planeta

 


Olha que incrível! O estudante carioca Lucas Tejedor, de apenas 18 anos, está na lista dos 50 melhores estudantes do planeta pelo concurso Chegg.org Global Student Prize 2022. O prêmio anual destaca estudantes que impactaram a sociedade por meio da aprendizagem e projetos sociais.

Lucas é aluno do último ano letivo do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) e foi selecionado entre quase 7 mil nomeações e candidaturas de 150 países. Ele concorre a um prêmio de 100 mil dólares.

“Foi sensacional. Eu não esperava, mesmo dando o meu máximo nos projetos. Fiquei maravilhado, meu coração ficou muito acelerado quando recebi a notícia”, contou o estudante brasileiro.

Mudar o mundo

Lucas disse que o interesse por desenvolver projetos capazes de solucionar problemas sempre fez parte da sua vida.

No currículo do estudante estão diversos projetos, como um aplicativo que foi utilizado na escola em que estuda para ajudar as pessoas a saberem onde reciclar o lixo eletrônico.

Lucas também desenvolveu um drone com inteligência artificial que, através de sensores, pode identificar pequenos focos de incêndios.

Recentemente, o jovem começou a desenvolver uma nova tecnologia baseada na Inteligência Artificial capaz de detectar vazamento de petróleo em redes de oleodutos.

Já no campo social, Lucas criou uma plataforma em parceria com a organização Casa de Cáritas, o Ubuntu, que permite pontes entre ONGs, pessoas e empresas que queiram doar produtos.

Menino prodígio

Quando criança, Lucas escreveu o seu primeiro livro: Autoconhecimento.

Aos 12, abriu uma empresa no nome da avó para se capacitar em cursos oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde então, ele começou a oferecer consultorias a empresas do bairro.

O estudante fundou sua primeira empresa ao ingressar no Centro Federal de Educação Tecnológica, mas o projeto não atingiu suas expectativas. Esse primeiro “fracasso” o motivou a seguir em frente.


Futuramente, Lucas pretende desenvolver e incluir políticas públicas de melhor qualidade, com baixo custo para o governo, mas com alto resultado para a população tanto brasileira quanto de outros países.

“Eu sei que é uma missão difícil, mas quero tentar retribuir tudo o que eu recebi para a sociedade”.

SNB Com informações de Portal Juristec

Nenhum comentário: