sexta-feira, 22 de julho de 2022

O voto é cancelado quando se vota só para presidente?

       


        Todo ano de eleição é a mesma ladainha. A desinformação circula nas redes sociais porque as pessoas não querem se dar ao trabalho de checar e já vai reenviando para todos os contatos. O que causa mais espanto é que pessoas tidas como esclarecidas fazem isso. Desta feita o WhatsApp é a rede escolhida para (des)informar o eleitor sobre a anulação do seu voto, caso ele opte por votar apenas para presidente e deixar de votar nos demais cargos. A Justiça Eleitoral vem esclarecendo que é falsa a afirmação de que “Seu voto é cancelado quando você vota só para presidente e anula para os demais cargos. Quando é assim, seu voto para presidente da República não é computado”.

Essa desinformação está circulando principalmente no WhatsApp e vem sendo combatida pela Justiça Eleitoral. O Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, esclarece que a urna eletrônica contabiliza de forma independente o voto digitado em cada cargo eletivo como determina a Lei das Eleições. 

“Importante o eleitor ficar atento a esse tipo de desinformação, porque não passa de boato. Na verdade, se trata de uma fake News muito antiga, que não tem cabimento. Desde 2018, que essa notícia falsa está confundindo muita gente. Quero esclarecer que cada voto é um voto. O fato de uma pessoa votar nulo, para determinado cargo eletivo não interfere na escolha para outro cargo”, destacou. 

 

Esclarecimento do TSE

O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Veja a mensagem falsa que circula no WhatsApp:


        “Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral, como mesária... Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignada, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto. Repassem a todos”.

Com informações da Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

 

Nenhum comentário: