quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alex Ferraz

MENSALÃO
O suspense sobre o mensalão aumenta, porque o julgamento pode ter desdobramentos imprevisíveis. É que o empresário Marcos Valério, operador do esquema de compra de votos, se ofereceu para dizer tudo que sabe, em troca delação premiada. Êita!
Frase: "Se correr o guarda multa, se parar o banco toma!" (parachoque de caminhão)

Caminhões, uma ameaça mortal
Mal começou, anteontem, a fiscalização educativa para motoristas de caminhão e pelo menos 70% dos veículos parados apresentavam irregularidades, incluindo a ausência de mecanismo para controle das paradas, falha esta gritante, inclusive porque a fiscalização está sendo feita exatamente para levar os motoristas a praticarem as paradas de descanso recomendadas na nova lei sobre o assunto.
A verdade é que, seja por falta de lugar seguro para descansar, e, principalmente, pelo interesse das transportadoras em não cumprir a lei, tudo indica que as autoridades ainda terão muito trabalho para convencer aos que conduzem caminhões e seus patrões de que não podem mais exagerar nas jornadas, à base de anfetaminas e outras drogas, causando acidentes que não raro matam famílias inteiras.
Essa fiscalização, aliás, era para ter começado há meses, mas houve protestos que pararam as principais rodovias do Pais. Segundo as más línguas, esses protestos foram incentivados pelas transportadoras, que não querem “perder dinheiro” com as paradas para descanso de seus motoristas.
A atitude é, no mínimo, irresponsável, pois se as péssimas condições das rodovias nacionais já são, por si só, uma ameaça constante para quem nelas trafega, a situação fica ainda mais grave e letal quando motoristas de caminhão dirigem cansados, com sono,e, naturalmente, sem reflexos, ou “muito doidos” por causa do uso de psicotrópicos para se manterem acordados.

E por falar
em motoristas (I)

Mais um acidente em Salvador, ontem, envolvendo ônibus urbanos. A mim não surpreende, pois testemunho,diariamente, os excesso cometidos pela maioria dos motoristas desse tipo de veículo.
Excesso de velocidade, manobras perigosas e invasão de sinal são uma constante.

E por falar
em motoristas (II)

Diante disso, recomendo ao prefeito ACM Neto, quando ressuscitar a Translavador, que promova intensa fiscalização neste setor, bem como no trânsito da cidade de um modo geral. Atualmente, diante da total falta de autoridade que sofre a capital baiana, só resta orar para São Cristóvão.

Alunos são
abandonados

Pessoas que estudam em Salvador e moram em Pojuca perderam, inexplicavelmente, o vale transporte e agora têm que pagar caro. O vale é obrigação da prefeitura, mas, dizem, agora “só no ano que vem”. Incrível!

Um jantar
fedorento

O caminhão da Limpurb que recolhe lixo na Barra voltou a passar por volta das 21h30 em frente a diversos restaurantes, exalando terrível mau cheiro e fazendo muito barulho.
Imaginem a cena, com os referidos restaurantes cheios.
E os donos desses estabelecimentos que protestam recebem respostas agressivas dos motoristas.

Ficção e
realidade

As imagens dos estragos causados pela tempestade Sandy em Nova York parecem coisa de cinema. Tanto que o site de notícias iraniano “Press TV” usou uma cena do filme “O dia depois de amanhã” para retratar o drama vivido pelos norte-americanos nas últimas 24 horas. Detalhe: a notícia não se refere em nenhum momento ao filme, dando a entender que se trata de uma cena real.

TAPETES - Artista veterano, Menelaw Sete está pintando tapetes pela primeira vez. Com seis metros de altura e quatro de largura, eles serão expostos no Claustro I do Pestana Convento do Carmo. A mostra será aberta no próximo dia 9.

HOMENAGEM - Primeira mulher na Bahia a exercer um cargo de secretária de Estado, a enfermeira Maria Ivete Oliveira ganha uma exposição especial no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN). A mostra foi aberta nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, e prossegue até o dia 15 de dezembro. Além de parentes e amigos da homenageada, prestigiaram o evento pessoas que conviveram de perto com Maria Ivete, estudantes de enfermagem e profissionais da área.

PAULO - Com a palestra “Paulo Coelho – O Mago da Literatura”, o jornalista Carlos Souza Yeshua assegura que mostrará para o público presente na próxima edição do projeto Fala Escritor, dia 10 próximo, a partir das 18h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, as estratégias do autor de “O Alquimista”, que estão acessíveis a todos os artistas da palavra que sonham com o sucesso na carreira literária.

CONCURSO - Os interessados em participar do primeiro concurso da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) devem se ater ao prazo, que termina nesta segunda-feira (05). Mais informações: www.cespe.unb.br/concursos/SAEB_12_SEI.

Nenhum comentário: