domingo, 25 de novembro de 2012

Alex Ferraz

E O VERÃO?
A Agerba continua na sua luta hercúlea para recuperar os ferries sucateados. Por enquanto, continuamos a sofrer todas as agruras dos tempos da TWA. A preocupação maior é: como será no Verão? Veremos...

Frase: "Permita que a justiça seja feita mesmo que os céus caiam."
(Máxima Romana)

E a Justiça vai se democratizando
Dois fatos, na manhã de ontem, me chamaram a atenção no noticiário. Em Brasília, a cobertura da posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do STF, ponto alto de um processo que eu diria de aproximação da sociedade com a Justiça, processo este que teve seu início com a forma amplamente democrática como foi divulgado, ao vivo, o julgamento do mensalão.
Aqui em Salvador, um juiz resolve processar a prefeitura pela perda de dois pneus do seu carro em um dos milhares de buracos da cidade. Neste segundo caso, o exemplo do juiz, amplamente divulgado, certamente servirá de incentivo para que qualquer cidadão comum aja da mesma forma.
Como se vê, seja julgando figurões ou servindo de instrumento para fazer valer nossa cidadania diante o dia a dia trivial, tudo indica que o brasileiro, de agora em diante, tem tudo para descobrir que pode e deve confiar na justiça.
Seja esta justiça lenta ou não, a real é que, depois desse período, e reportando ainda ao tempo em que a ministra Eliana Calmon, chefiando o Conselho Nacional de Justiça, disparou sua metralhadora giratória contra a corrupção nas cortes do País, a soma dos fatores nos traz a esperança de que, quem sabe dentro uma década ou mais, estejamos caminhando a passos largos para nos igualar aos países mais civilizados, onde a Justiça impera. Vamos torcer para que isso se torne realidade.

Joaquim e a
unanimidade (I)

Petistas militantes do movimento negro comemoraram a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), apesar da condenação de correligionários, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, no julgamento do mensalão. Eles disseram que eventuais críticas à atuação de Joaquim na relatoria do julgamento não ofuscam o simbolismo do primeiro negro à frente da mais alta Corte de Justiça do país. São duas coisas distintas, afirmaram.

Joaquim e a
unanimidade (II)

Eis aí mais um exemplo de que existem, sim, dentro do PT, facções mais inteligentes e menos radicais.
Torço para que essas pessoas, assim como a presidente Dilma, sepultem de vez o ranço pavoroso dos xiitas que só olham para o próprio umbigo. E que umbigo caro, hein?

Uma péssima
imagem

A caminhonete de entrega da Nacional Gás de número 23-1075 está literalmente caindo aos pedaços. Mesmo assim, estava cheia de botijões, na última terça, no Alameda (Barra). Inúmeras partes amassadas, ferrugem, porta do bagageiro quase se abrindo, uma autêntica ameaça de grave acidente com todo aquele gás a bordo. E ainda por cima promovendo péssima imagem para a empresa.

Uma profissão
perigosa (I)

Em 2012, 119 jornalistas foram mortos em todo o mundo. Este é o maior número desde que o Instituto Internacional de Imprensa (cuja sigla em inglês é IPI) começou a pesquisar o assunto, em 1997. O IPI divulgou os dados durante reunião, em Viena, na Áustria, promovida pela associação de editores de imprensa e pelo Serviço de Informações das Nações Unidas.

Uma profissão
perigosa (II)

Na América Latina, foram registradas 22 mortes de jornalistas. O local considerado mais perigoso para o exercício da profissão é o México, onde sete profissionais foram assassinados. O Brasil, Honduras e a Colômbia também aparecem no relatório do IPI.

LIVROS - A Editora da Universidade Federal da Bahia promove o quinto lançamento coletivo de 2012, que integra as comemorações de seus vinte anos em atividade. O evento acontecerá no dia 29, às 18h, no hall da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, ao lado da Livraria EDUFBA, no Canela. Na ocasião, serão apresentados ao público nove livros de diferentes áreas do conhecimento.

VIOLÊNCIA - “Somos da Educação, não Toleramos Violência”. Esse é o tema da mesa-redonda que acontece nesta segunda-feira (26), no Teatro UNEB, do Campus I da Universidade, em Salvador, a partir das 14h,

CEPA - Neste sábado, às 14h, o CEPA, em parceria com a Faculdade 2 de Julho, promoverá mais um evento educativo e cultural. O professor Germano Machado dará aulas de filosofia´.

Nenhum comentário: