sexta-feira, 30 de novembro de 2012




Ignorância
O cidadão colocou uma taça no bolso, mas levou uma queda e a taça se quebrou provocando um corte na artéria femoral. Foi levado a um hospital, mas morreu. Segundo os médicos, se houvesse alguém com conhecimentos mínimos de primeiros socorros, com um guardanapo ou pano qualquer, poderia ter salvado a vida do cidadão. Isso se chama ignorância. Coisas que antigamente se aprendia no ensino fundamental, ou eram passadas pelos pais aos filhos, hoje em dia ninguém tem conhecimento. Alguém aí sabe como conter uma hemorragia? Sabe fazer uma traqueostomia de emergência? Pois é! São coisas simples. Mas, não interessa aos governos que o povo aprenda estas coisas. Tem que morrer nas filas das unidades de saúde ou pedindo favores a políticos. Mas, o povo gosta e acha que está bom assim.

João Saldanha
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, consultou a presidente Dilma Rousseff e o ministro do esporte, Aldo Rebelo, antes de convocar Felipão. Diferente do antecessor, Ricardo Teixeira, que não tinha bom relacionamento com o governo, o atual presidente da CBF é político. Me fez lembrar que quando o presidente Médici “sugeriu” a convocação de Dadá Maravilha para a Seleção de 1970, o técnico João Saldanha, muito apropriadamente, disse que quando o presidente nomeava seus ministros não o consultava sobre o assunto. “Meu time quem escala sou eu”, disse Saldanha, que foi demitido e teve Zagallo nomeado para o seu lugar. Mas já não existem dirigentes nem técnicos de futebol como os de antigamente.

Ainda o futebol
Saldanha montou o time de 1970 e classificou o Brasil para a copa em que foi tri campeão, comandado por Zagallo. Levamos mais de 20 anos sem ganhar uma Copa, e só fomos campeões em 94 porque as outras equipes conseguiram ser piores que a nossa, e assim mesmo nos pênaltis, num erro do melhor jogador da Itália. E só chegamos ao penta em 2002 porque convocaram Felipão de última hora, e o time dele quem escala é ele, que não aceita interferência de jornalistas nem patrocinadores. Estamos há dez anos em jejum, e se engana que a Copa do Mundo de 2014 são favas contadas para o Brasil. Como em tudo que envolve muito dinheiro, ganha quem pagar mais.

Mais futebol
Quando eu disse que a CBF já decidiu que só há vaga para um clube baiano na série A do Campeonato Brasileiro, me chamaram de maluco entre outras coisas. Pois agora eu vou mais fundo. Nem o Bahia permanece na Série A, e nem o Náutico vai disputar a Sulamericana. O Nordeste não é prioridade na CBF. Aliás, não é prioridade em coisa alguma, exceto, talvez, na formação de currais eleitorais, apoiados na miséria e ignorância do povo nordestino. Não temos pão e até o circo nos tiram.

Ele rouba, e a culpa é minha
José Dirceu conclamou militantes do PT, em discurso em Osasco (Região Metropolitana de São Paulo), a “lutarem por um julgamento do julgamento do Mensalão”, marcando atos contra a decisão da corte por todo o Brasil. Dirceu faz pouco caso da Justiça e, de quebra, volta, no melhor estilo PT, a falar em amordaçar a Imprensa, defendendo a regulação da mídia. Ele rouba e a Imprensa leva a culpa.

Forças desarmadas
O Senado aprovou na quarta-feira projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes e guardas prisionais, integrantes de escoltas de presos e guardas portuários. O texto autoriza o porte mesmo nos horários em que não estejam de serviço, em qualquer Estado do país, inclusive, se estiverem fora da localidade onde trabalham. É surpreendente que eles não portassem armas.

Inútil
A União Nacional dos Estudantes (UNE) corre contra o relógio para não deixar os estudantes brasileiros sem direito à meia-entrada nos jogos da Copa das Confederações, que ocorre em junho do ano que vem em seis das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Brasília e Recife. A meia-entrada foi uma exigência do governo brasileiro para a realização dos mundiais. Apenas as carteirinhas emitidas pela UNE e as outras entidades estudantis nacionais, como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas poderão ser utilizadas. Para o documento ter validade na compra de meias-entradas na Copa das Confederações e na Copa de 2014, a Fifa exigiu do governo brasileiro que fossem adotadas medidas para que a carteirinha contivesse mecanismos mais sofisticados de controle e certificação digital. Na prática, a entidade pede a implantação de um chip eletrônico no documento para dificultar o uso de documentos falsos. Hoje, a carteirinha de estudante não possui este chip e é fabricada em qualquer fundo de quintal. Nem pra isso a UNE serve.

Imoral
O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), afirmou que a “decisão final” sobre a perda do mandato de três deputados condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Mensalão é da própria Câmara. Triste país em que ladrão, condenado pode ser deputado

Estudos e pesquisas
De vez em quando jornalistas pesquisadores e outros “estudiosos” descobrem coisas interessantes. Recentemente descobriram que tem mais mulher do que homem. Juro que se não me dissessem eu não iria perceber. Mas a maior descoberta foi a mais recente, de que morre mais negros do que brancos na Bahia. Não sei se levaram em consideração de que a maioria esmagadora da população baiana é negra.

Frase
“Nunca tive padrinho, nunca fui amiga de cartola, nunca recebi incentivo, nunca fiz teste do sofá. (Rita Lee) – Essa é das minhas -

Parachoque de caminhão
“Se andar fosse bom pra saúde, carteiro era imortal” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Que a velhice não nos surpreenda com mais rugas na alma do que no corpo” (Michel Montaigne)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
                                                                                                     
Por hoje é só que agora eu ali amordaçar José Dirceu.

Nenhum comentário: