quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Alex Ferraz

TORTURA
Milhares de pessoas numa fila cruel em busca de marcação de consulta pelo SUS com prazo que vai até merco de 2013. Esta é a realidade do sistema público de saúde no Brasil. O resto é conversa de palanque.

Frase: "Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos."
(Abraham Lincoln)


Um condenado condena a liberdade
Vítima da ditadura militar, o ex-ministro José Dirceu, que posa de revolucionário mas era mesmo um aluno do ultradireitista Mackenzie, foi salvo por companheiros de verdade, como Fernando Gabeira e Dilma Roussef, que fizeram sequestro para exigir a soltura deles e de outros presos políticos. Viveu na clandestinidade, sofreu o diabo na mão da ditadura, teve até que fazer operação plástica para mudar de identidade, e escapou. Mas nada disso lhe ensinou a ser ético e a prova é que foi condenado pelo maior tribunal do País, o respeitável STF, por corrupção ativa, no julgamento do mensalão.
No entanto, mesmo na condição de condenado, ousa abrir a boca para ameaçar a liberdade de imprensa. No seu blog, nesta segunda-feira, Zé Dirceu defendeu a famigerada ideia de regulação da mídia (puro eufemismo para censura), citando-a como uma das três prioridades para o PT (o PT dele e seus companheiros, porque está sendo gestado um novo PT, com Dilma à frente, certamente mais civilizado e democrático) para 2013.
Dirceu chegou ao ponto de elogiar o presidente do partido, Rui Falcão, pelo fato de ele ter apresentado a ideia maldita da regulação “primeiro a correspondentes de jornais estrangeiros, porque sabemos que a mídia nacional fará tudo para ignorar a questão da regulamentação. À exceção dos momentos em que virá com o noticiário enviesado de sempre, para dizer que regulamentação é censura e ameaça à liberdade de expressão”. Sr. José Dirceu: vindo do senhor e de outros companheiros de sua estirpe, é censura, sim. A imprensa não inventou o mensalão. Apenas noticiou. Resta a nós, profissionais de imprensa, a esperança de que a presidente Dilma cumpra à risca sua promessa em discurso de posse (tenho gravado, inclusive), no qual disse que não toleraria nenhuma ameaça à liberdade de imprensa. Esta, sim, é uma petista séria.

Meninos,
eu vi e ouvi

Na campanha para eleições municipais de 2004, trabalhei em uma certa cidade da Região Metropolitana de Salvador, no comitê do candidato de oposição ao PT. Havia um “fiel” da balança, um cidadão que, para onde pendesse, asseguraria os votos de vitória. Pendia, até então, para o candidato da oposição. No entanto, numa certa tarde, um dos coordenadores da campanha da oposição entrou na redação do comitê e foi claro: “Zé Dirceu e Genoíno desembarcaram ontem em Salvador com uma mala de dinheiro. Amanhã, Fulano vai virar a favor do PT”. Não deu outra. Pois é...

Uma escolha
macabra

Conversando com a balconista de uma loja de conveniência onde costumo beber umas geladinhas, fiquei chocado ao saber dela que as pessoas que compram cigarros escolhem a foto de advertência colocada pelo Ministério da Saúde no fundo dos maços.
E ela ainda deu detalhes: “Seu Alex, os homens, por exemplo, não querem nem ouvir falar daquela foto sobre impotência.” É isso aí.

Discordo, senhor
procurador

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta segunda-feira que não há razões para que o operador do mensalão, Marcos Valério, tenha direito a proteção especial. Segundo ele, não existe risco iminente de atentados contra a integridade física do empresário, que já se queixou de ter sido ameaçado de morte.
Sei não, senhor procurador-geral. Quando me lembro de Celso Daniel...Cala-te boca!

Crimes no
interior

Aumentam a cada dia, em quantidade e violência, os crimes em cidades dantes pacatas do interior, em todo o País.
Na verdade, os bandos, às vezes em número de 15 ou mais, que invadem cidades e cometem assaltos e sequestros, já estão chamando isso de “novo cangaço”. Como se vê, foi-se o tempo em que morar numa cidadezinha do interior era sinônimo de paz. Retrato de um país desgovernando.

Carrão de
milhões

Para quem pensa que somente carros novos (ou extremamente antigos) podem valer fortunas: foi vendida na semana passada, em Londres, uma McLaren F1 (modelo esportivo lendário baseado na Fórmula 1) pela bagatela de 3,5 milhões de libras, o que equivale a cerca de 11 milhões de reais.
Detalhe: o modelo é de 1998. Sim, porque a McLaren F1 só foi produzida entre 1993 e 1998. Tem motor 6.1, de 12 cilindros, com 627 HP, e chega a 388 km/h. Êita carrão!
SAÚDE - Salvador sedia, a partir de hoje, a IX Câmara Temática da Saúde, quando serão apresentadas as ações para garantir qualidade no atendimento médico e vigilância sanitária durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Abertura às 19h, no Hotel Fiesta.

CAMINHADA - Amanhã, a equipe de Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares - CRDC Adriano Pondé promove uma Caminhada de Controle do Diabetes. A concentração será às 7h no próprio posto de saúde, em Amaralina.
NEGROS - Neste sábado, 10, o Olodum participa junto com o Ilê Aiyê do Encontro das Culturas Negras. A apresentação acontece no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e começa às 20h..
COMBUSTÍVEIS - Discutir e incentivar as pesquisas sobre a produção de biocombustíveis é o tema central do II Fórum de Biocombustíveis do IFBA (II FBIO), nos dias 19 e 20próximos, das 8h as 18h, no campus de Simões Filho.

Nenhum comentário: