sábado, 17 de novembro de 2012

Alex Ferraz

APAGÃO?
Continua péssimo o serviço de mensagens entre celulares, e todas as operadoras. Claro e Oi, então, são campeãs. Há mensagens, pasmem, que levam quatro horas para chegar. Será que essas operadoras têm vendido mais linhas do que sua capacidade atendê-las? Pelo que tudo indica, teremos um apagão de mensagens nas festa de fim de ano.

Frase: A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento. (Stanislaw Ponte Preta)
O ultrapassado discurso do deboche
Perguntado sobre o que achou da condenação dos companheiros envolvidos no mensalão, o ex-presidente Lula disse que não achou "nada", porque "não vi". Mais uma vez, Lula insiste em zombar da inteligência da população, adotando o discurso debochado, diria mesmo desrespeitoso, que sempre usou ao longo dos seus oito anos de mandato. Era um presidente que, confessadamente, não sabia de nada, não lia jornais nem via TV.
Esse tipo de discurso, além de destoar profundamente da dignidade necessária para se ocupar o cargo de mandatário maior da Nação, mesmo sendo um ex, revela desdém pelo bom senso e uma convicção de que se é um deus, um messias, um homem acima das palavras e de todos. Teria sido mais civilizado e educado o ex-presidente dizer que preferia não comentar, o que é um direito dele.
Porém, felizmente, parece que esse tipo de discurso atrasado, debochado, está se esvaindo junto com a desmoralização do núcleo petista do ex-presidente, em que pese alguns estertores pregando a censura à imprensa.
A presidente Dilma, a despeito do desastroso discurso feito quase na véspera do segundo turno das eleições em Salvador, em Cajazeiras, e que acabou sendo um tiro no pé, via de regra tem mantido um tom sereno, digno, isento, em seus pronunciamentos e diálogos com a imprensa. Aliás, quero crer que a derrapada de Dilma em Cajazeiras tenha sido soprada ao seu ouvido por Lula.
É consenso nacional que está surgindo um novo PT, mais elaborado, mais educado, mais civilizado. E que assim seja, porque o Brasil precisa sair de vez do coronelismo, da ignorância, para que se devolva à população sua auto-estima, inclusive na forma de ser tratada pelas autoridades que é ela, a população, quem assalaria.
Devem vir novos tempos, com certeza. A menos que o partido não se interesse mais em manter o poder.

Nós, quem,
cara pálida? (I)

Os leitores devem se lembrar que até alguns anos atrás as lojas de conveniências dos postos de combustíveis tinham lixeiras sob os balcões. Pois é. Mas essas lixeiras foram retiradas devido, vejam só, ao hábito de muitos frequentadores desses locais de beber cerveja e jogar as latas no lixo, para não pagar.
São clientes que, embora com boas condições financeiras, não resistem à "tentação" de roubar, hábito disseminado em todas as camadas e setores da nossa sociedade.
Daí, perguntamos: será que quem nos representa melhor nos parlamentos são os raros políticos honestos ou aquela grossa fatia quem também gosta de levar vantagem em tudo?

Nós, quem,
cara pálida? (II)

Tenho mais exemplos: na Estação Rodoviária de Salvador, garçom de um restaurante e choparia me disse que estavam servindo chope em copos plásticos porque todas as tulipas de vidro foram roubadas por clientes. Aliás, roubaram até paliteiros de plástico, desses que custam um rela nos supermercados.
Aqui ao lado desta Tribuna, há um posto de gasolina onde, algumas vezes, pessoas com carros vistosos abastecem e arrancam sem pagar o combustível.
Ufa, será que somos mesmo um povo honesto e, repito, mal representado no parlamento? Sei não...

O crime está
vencendo (I)

Enquanto os ataques da bandidagem contra policiais e ônibus continuam em São Paulo, em Santa Catarina vive-se também drama semelhante. E, creiam, não duvido que esse terror se espalhe por outras cidades e estados do País.
Agora, além do cidadão comum, a polícia também está cada vez mais acuada.

O crime está
vencendo (II)

Enquanto políticos se calam, de forma altamente suspeita, diante da impunidade generalizada no Brasil, a população sofre cada vez mais restrições, inclusive recomendadas por autoridades que deveria, ao contrário, virem a público para garantir nosso direito de ir e vir, a qualquer hora, com segurança.
Mas tudo que ouvimos é "não reaja", "não leve valores consigo", "não saia a partir de tal hora da noite" etc.
Para não falar na tragicamente hilária recomendação aos turistas, qual seja a de que não devem portar máquinas fotográficas nem filmadoras. É o desastre total!

O crime está
vencendo (III)

Enquanto isso, a mídia banaliza a estúpida violência que toma conta do País, na medida em que não a discute de forma aprofundada. As notícias mais terríveis, de fazer arrepiar qualquer habitante de nação civilizada, são dadas em meio a receitas de bolos e programações culturais de fim de semana, perdendo-se no dia a dia do noticiário.
De seu lado, a população, pelo menos aquela parcela que classificamos como pensante, mantém-se muda.
Por que não há caminhadas do nível das Diretas Já ou Fora Collor, contra a violência? Letargia absoluta.
PROFESSORES - A UNEB vai abrir seleção simplificada para admissão de professor substituto. Estão sendo oferecidas 28 vagas, distribuídas em 17 campi da universidade, sediados na capital e no interior do estado. As inscrições para o certame vão estar abertas entre os próximos dias 19 e 23.
PETROBRAS - Foram prorrogadas as inscrições para as seleções públicas do Programa Petrobras Ambiental e do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Os interessados têm até as 21h (horário de Brasília) do dia 13 de dezembro para se inscrever pela internet, no site www.petrobras.com.br/selecoespublicas,
LAPA - Em virtude da proximidade das festas de fim de ano, o Shopping Center Lapa funcionará nos domingos 18 e 25 deste mês. As lojas e quiosques estarão abertos das 12h às 18h, enquanto a praça de alimentação funcionará até às 20h. Já os cinemas seguirão com a programação normal.

Nenhum comentário: