sábado, 17 de novembro de 2012

Os filhos do Papa


“Crescei e multiplicai-vos”. Teria dito Deus acerca das suas criaturas na terra, segundo consta do Gênesis. Mas como a Bíblia não é um manual de instruções sobre a utilização do planeta Terra, lá não está escrito o que teria dito Deus sobre explosão demográfica. Porém Deus deu aos humanos inteligência para que pudessem tomar a decisões certas, nas horas certas, e, sobretudo, lhes deu livre arbítrio para decidirem entre o que achassem certo ou errado.
E como Deus tem todo o universo para gerir, não pode ficar aqui nos ­pajeando e dizendo “façam isso” ou “façam aquilo”. Somos bem grandinhos e capazes de andar sozinhos, sem precisar de tutores ou babás. Estamos aptos a responder pelas nossas ações, sejam elas boas ou más, e arcar com as consequências. E é por isso que não podemos nem devemos esperar ajuda dos céus para tomar decisões sérias agora, já, antes que cometamos suicídio coletivo.
            Temos capacidade e meios para controlar a natalidade. Podemos ter apenas os filhos que quisermos e pudermos, sem comprometer os recursos naturais do planeta, tão necessários à nossa sobrevivência. Todo mundo fala que pobre bota filho no mundo sem poder criar. Mas pobres não governam a Terra, e sim os ricos. E estes, se quisessem poderiam por um freio na explosão demográfica.
As religiões de um modo geral não querem o controle da natalidade, dizem que é “pecado”, estimulando assim o descontrole. Os ricos, que participam dos rituais religiosos, pagam dízimos gordinhos, e contam com o apoio político dos líderes religiosos, acham que já compraram suas vagas no Céu e não ligam muito pro assunto, botando no mundo os filhos que querem ter. Na verdade, em geral são poucos, porque eles não são bestas de envelhecer criando filhos sem ter tempo para gozar a vida e a fortuna.
Já os pobres procriam como baratas, porque nunca pensam em consequências futuras, visando apenas o resultado imediato. Os homens pobres não usam camisinha porque não gostam de chupar caramelo sem tirar o papel, e não permitem que suas mulheres tomem anticoncepcionais porque acreditam que assim vão ficar sabendo se ela “pular a cerca”, esquecendo-se que “Ricardão” não é besta, e por isso mesmo usa camisinha ou outros meios contraceptivos.
Vejam o que dizem os estudiosos sobre os efeitos da explosão demográfica: “A alta densidade populacional destrói toda a estrutura social. Os indivíduos adoecem, matam-se mutuamente, é impossível se manter qualquer padrão de comportamento decente. Tudo se fragmenta, e acaba por haver tantas mortes que a população fica reduzida, e só assim pode voltar a se reproduzir novamente”.
Notam alguma semelhança com o estágio atual da nossa civilização?

Nenhum comentário: