terça-feira, 6 de novembro de 2012

Alex Ferraz

ENEM AÍ...
Na maioria dos títulos de matérias sobre o Enem, lá estava: “Redação preocupa candidatos”. Claro! Afinal de contas, vivemos uma geração que não é ensinada a ler, nem a escrever bem, e, consequentemente, não aprende a raciocinar. Cruel realidade...

Frase: “Detento liberado no saidão de finados é preso após tentar matar desafeto”
Bandidos livres, cidadãos reféns

Levo ao leitor trechos de comentários amargo, radical, mas impressionantemente realista feito por Francisco Vieira, ontem, no blog Tribuna da Internet, que vem a ser a antiga Tribuna da Imprensa, do mestre Hélio Fernandes. Vejam:
“O país todo está prostituído! Vejam esta reportagem de hoje, de Gabriella Furquin, publicada no jornal Correio Braziliense: ‘Liberado do Centro de Prisão Provisória (CPP) no saidão do feriado de Finados, um detento foi preso no sábado (3/11) em Ceilândia por volta de 0h. Ele tentou matar um desafeto na QNN 23, em Ceilândia Norte. Ao fugir da Polícia Militar, o criminoso invadiu uma casa e fez quatro moradores como reféns. Os policiais conseguiram detê-lo dentro da residência. O acusado estava armado com uma pistola .40 com mira laser. Na delegacia, os policiais descobriram que a arma foi roubada da casa de um policial militar em fevereiro de 2011. O criminoso possui 23 passagens pela polícia, entre elas quatro homicídios, ameaça, desacato, roubo e tráfico de drogas. Ontem (sábado) ele foi autuado por disparo de arma de fogo, porte ilegal de arma, ameaça e cárcere privado.”
Então, conclui o articulista: “Os nossos governantes e autoridades venderam, prostituíram, a nossa liberdade para os bandidos de todas as classes sociais, ou porque estes podiam pagar mais ou por existir mais afinidade ideológica entre eles! Não dá para explicar o fato acima apenas dizendo que o magistrado não considerava que o indivíduo oferecia perigo à sociedade ou que ele estava em fase de ‘reinserção social”.
Nada acrescento, embora tenha retirado trechos ainda mais radicais do comentário. E assino embaixo.

Insegurança
ataca segurança

Três seguranças, devidamente fardados, deixavam uma fábrica de calçados no CIA, após o turno de trabalho, quando foram assaltados por um bando que lhes levou dinheiro e celulares.
Está assim, também, a situação em pleno CIA, onde raramente há ronda de viaturas da PM, pelo menos na área em que houve o assalto.

Nostalgia
parlamentar (I)

Na sessão de 2 de junho de 1909, da Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, o deputado Cincinato Braga , de São Paulo, contrário à candidatura do marechal Hermes da Fonseca à Presidência da República, desabafou: “Fazer presidente da República um homem que diz: ‘Hão de verem!'.
Ora, oras. Se ele tivesse vivido até os tempos de hoje, o que diria, hein? Cala-te boca!

Nostalgia
parlamentar (II)

Naquela mesma Câmara, em 29 de dezembro de 1909, o deputado Irineu Machado, representante do então Distrito Federal, fez outro desabafo: “Isso é uma casa de tolerância! Isso não é Câmara!”
Também se tivesse vivido até os dias de hoje, hein? Hum...

Eis a triste
realidade

De na coluna de Ancelmo Góis: “Com a saúde pública em descrédito, a rede particular enche o cofrinho. Levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) mostra que, entre junho de 2011 e junho de 2012, os hospitais privados abriram 1.250 novos leitos no país.” É isso aí.

E a solução
definitiva?

A presidente Dilma anunciou prorrogação da Bolsa Estiagem. Mais uma esmola oficial para a população miserável do País.
O que a sociedade quer saber é qual o prazo para que se façam obras definitivas para acabar com os efeitos terríveis da seca. Ou será que levaremos mais dez anos, outros tantos e tantos, até que não seja mais necessária a Bolsa Estiagem? A mesma pergunta se aplica à Bolsa Família. Até quando?

CINEMA - A abertura do VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual-Festival CineFuturo acontece nesta sexta-feira, dia 9, às 16h30, no Espaço Itaú Glauber Rocha, com a exibição do filme “Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, protagonizado por Ney Matogrosso e com direção de Helena Ignez.

BRASKEM - No ano em que completa dez anos, a Braskem foi reconhecida como “Empresa do ano em Comunicação Empresarial 2012” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).Além da principal premiação, a petroquímica também foi premiada na categoria Melhor Campanha de Comunicação Com Público Interno.

COMENDA - A Câmara Municipal de Salvador, numa iniciativa do vereador Paulo Câmara (PSDB), outorgará a Comenda Maria Quitéria à procuradora Angélica Maria Santos Guimarães. A comenda é concedida às mulheres que se destacaram em atividades que beneficiaram a cidade de Salvador ou o Estado da Bahia.
CEGOS - A Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de balé para cegos do mundo, se apresentará pela primeira vez ao público de Salvador no próximo dia 8, às 19h. Cerca de 12 bailarinos, em 20 minutos, farão a suite “Quebra Nozes”, típica de Natal, para marcar a abertura da campanha de Natal do Salvador Shopping.

Nenhum comentário: