
Ao sair do trabalho, uma jovem passeia por uma rua comercial, para em
frente a uma loja de roupas, observa distraída um vestido na vitrine e
entra para dar uma olhada.
A cena parece a mais comum possível, se não fosse pelo fato de que os
movimentos da jovem foram captados pelas pupilas fotográficas do
manequim que exibia o vestido, elaborando um perfil com sua idade, sexo,
etnia e hora de entrada. Dados que serão posteriormente analisados
pelos donos da loja.
Os manequins inteligentes nasceram para analisar as reações das pessoas
que passam diante das lojas e ajudar as empresas de moda a elaborar
estratégias de venda mais efetivas.
Mas não são poucos os que se perguntam se uma tecnologia desse tipo não
significa uma violação ao direito à privacidade dos clientes.
Reconhecimento facial
Os manequins inteligentes são resultado do trabalho conjunto entre a empresa Kee Square, ligada à Universidade de Milão, e a empresa italiana de venda de manequins Almax.
Os manequins inteligentes são resultado do trabalho conjunto entre a empresa Kee Square, ligada à Universidade de Milão, e a empresa italiana de venda de manequins Almax.
Segundo seus criadores, o modelo Eye See Mannequin é fabricado com
materiais biodegradáveis e tem uma câmera no interior da cabeça, para
permitir a captação de imagens processadas posteriormente por um
programa de reconhecimento facial.
Com essa tecnologia, o manequim pode detectar todas as pessoas que
passam diante da loja, detectar se elas se mostraram interessadas no
produto, registrar por onde passaram e elaborar perfis com dados como
idade, origem e etnia do indivíduo.
Os manequins estão à venda pelo equivalente a R$ 10,5 mil (R$ 21.850)
cada um e se apresentam como uma ferramenta revolucionária de mercado
para a indústria da moda.

Privacidade
A tecnologia que empregam é a mesma que vem sendo utilizada para vigiar centros comerciais ou aeroportos, mas o fato de essas câmeras estarem no interior dos manequins e não poderem ser vistas faz com que muitos questionem se isso não atentaria contra a privacidade do cliente.
A tecnologia que empregam é a mesma que vem sendo utilizada para vigiar centros comerciais ou aeroportos, mas o fato de essas câmeras estarem no interior dos manequins e não poderem ser vistas faz com que muitos questionem se isso não atentaria contra a privacidade do cliente.
Alguns representantes do mundo da moda afirmam que os manequins
poderiam estar violando as leis de privacidade da União Europeia e de
países como os Estados Unidos.
Mas segundo Fabio Mazza, diretor da Kee Square, o sistema elabora
perfis "com um total respeito à privacidade", já que o sistema estaria
protegido por "uma sofisticada mistura de hardware e software que
processa a informação sem a necessidade de um computador".
Com esse sistema, o dispositivo não registraria nem enviaria nenhuma
informação sensível, nem deixaria nenhum registro dos rostos dos
indivíduos.
Segundo a Almax, cinco grandes empresas de moda já estão usando os
manequins, mas a empresa não quis informar a identidade de seus
clientes. (Fonte: G1)
Os manequins estariam tirando a privacidade dos clientes? O que você acha? Deixe sua opinião.
Os manequins estariam tirando a privacidade dos clientes? O que você acha? Deixe sua opinião.
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