quinta-feira, 30 de abril de 2020

Infectologista diz que crescimento do número de casos de coronavírus em Feira é lento

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas têm sido as informações veiculadas diariamente sobre o assunto. Ainda assim, a população continua com muitas dúvidas. Para esclarecer alguns questionamentos enviados pelos ouvintes e leitores do Acorda Cidade sobre a atual situação do combate a doença no nosso município, entrevistaram mais uma vez a médica infectologista Melissa Falcão, que é coordenadora do Comitê de Controle do Coronavírus de Feira de Santana.
Segundo ela, até o momento a cidade vem apresentando resultados positivos de enfrentamento a doença. A médica defende que se não tivesse acontecido o isolamento social, os números poderiam ser muito maiores dos que os registrados atualmente, especialmente em relação ao número de pacientes internados, gerando uma sobrecarga no sistema de saúde.

“Atualmente na cidade temos mais ou menos 85 casos positivos, com apenas dois pacientes internados e apenas um óbito nos dois meses, então estamos considerando os casos controlados no município. Estamos tendo um crescimento lento a cada semana e nosso sistema de saúde está dando conta de uma maneira eficiente desses casos. A gente espera que os resultados positivos de coronavírus permaneçam crescendo nas próximas semanas de maio, mas que seja de forma lenta, sem maiores problemas”, afirmou.

Abertura do comércio e impacto na proliferação
Com relação ao temor de algumas pessoas de aumento de casos de coronavírus em Feira de Santana devido a abertura da maioria das lojas do comércio, Melissa Falcão disse que o município vai avaliar as respostas. Segundo ela, daqui a, em média, duas semanas esses resultados aparecerão e com isso será feita uma reavaliado e visto a condição de continuar aberto, de voltar a fechar ou até mesmo de liberar algumas outras lojas e segmentos que continuam fechados.

Curva achatada
O Acorda Cidade também fez questionamentos ao prefeito Colbert Martins sobre a situação na cidade e se ele ainda mantém a declaração de que a curva da pandemia na cidade continua achatada.
“Continua sim. Dia 06 de março foi o primeiro caso registrado na Bahia e no interior do Nordeste inteiro, que foi o caso de Feira, e hoje depois de 54 dias, temos 85 casos, então temos uma média de nível reduzido o que já era esperado. Nesse momento ainda estamos com uma situação de certo controle, normalmente tem subido menos de 6,7% que é uma média razoável. Estamos um pouco abaixo da média de infectados, faltam ser examinados se não estou enganado cerca de 40 a 50 exames que é o estoque de um dia para o outro e na média tem dado 3, 4 eventualmente, mas estamos dentro dessa média que é de certa segurança”, afirmou o prefeito.
Tratamento da covid-19
A médica infectologista destaca que até o momento não tem nenhum medicamento que seja comprovadamente eficaz para o coronavírus, mas que tem alguns que estão sendo muito comentados. Ela afirma que eles têm efeitos colaterais e que ainda não há uma certeza do benefício. Nos casos leves, que são acompanhados em casa, o tratamento, de acordo com Melissa Falcão, é só para tratar os sintomas.
“Se o paciente tiver tosse, vai tratar tosse; se tiver febre, vai tratar febre. Os pacientes que precisam internar e que tem um quadro de falta de ar mais acentuado, algumas vezes, dependendo do médico que tiver acompanhando, pode ser usado algum protocolo de conduta que o serviço hospitalar adote, como por exemplo, a hidroxicloroquina”, informou.
De acordo com a médica, 80% das pessoas infectados por coronavírus terão quadro leve e não vão precisar de internação. Para essas pessoas, ela orienta repouso, bastante hidratação e manter o isolamento social para que não ocorra a transmissão para o círculo familiar e de amigos. Ela destaca que são 14 dias em isolamento em casa, com o uso de máscara também dentro do domicílio.

Números de coletas por dia
Diariamente em Feira de Santana, cerca de 20 coletas são feitas para a detecção do coronavírus, segundo informou a médica Melissa Falcão. Ela informou ao Acorda Cidade que atualmente cerca de 100 exames aguardam o resultado.
A médica ainda lamentou o município não ter testes suficientes para toda a população, mas conforme disse, todos os pacientes que têm um quadro de gravidade maior, o exame está sendo feito. Melissa lembrou ainda que as unidades laboratoriais privadas, em sua maioria, já tem teste de coronavírus disponível e muitos convênios estão cobrindo o resultado.

Teste de coronavírus em farmácias
Já com relação aos testes rápidos que foram autorizados pela Anvisa a serem realizados em farmácias, a coordenadora do Comitê de Controle do Coronavírus em Feira disse que quem fizer esse exame de farmácia e o resultado for positivo, terá que ter uma confirmação através de outros meios.
“Não recomendo que pessoas que não estão sentindo nada e que não tiveram nenhum quadro respiratório, que procurem um laboratório privado e nem uma farmácia para fazer esse exame, ele só é justificado em pessoas que tem realmente queixas respiratórias”, orientou a médica Melissa Falcão.

Disponibilidade de leitos de UTI
O Acorda Cidade também ouviu a secretária de saúde do município, Denise Mascarenhas, para saber como Feira de Santana está com a disponibilidade de leitos de UTI para pacientes com coronavírus em Feira. Ela lembra que hoje os dois pacientes internados em Feira estão com ventilação mecânica, sem uso de respiradores e nem de UTI.
“Temos 10 leitos do Hospital Geral Clériston Andrade e mais 40 que serão ampliados lá. Também estamos aguardando concluir a chamada pública para que possamos oferecer 50 leitos clínicos e mais 10 de UTI”, informou.

Uso de máscaras
Com relação a lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos e empresas de Feira de Santana, a secretária Denise disse que a Vigilância Sanitária juntamente com o Cerest estão fazendo as visitas nas empresas e educando as pessoas para a utilização do item de proteção. Segundo ela, até o momento as equipes têm encontrado todos fazendo a utilização das máscaras.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Nenhum comentário: