domingo, 19 de abril de 2020

Prefeitura realiza, em sistema drive in, coleta de amostra agendada em pessoas com sintomas suspeitos de coronavírus neste sábado, 18

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã deste sábado,  18, uma estratégia em drive in para coleta de amostras dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Esta iniciativa não é aberta ao público, apenas para as pessoas notificadas que tiveram agendamento prévio.
A amostra é colhida nas narinas e faringe (orofaringe) do paciente através de um cotonete estéril chamado swab, próprio para coleta e análise do material. Este exame é chamado RT-PCR e as amostras são enviadas pela Vigilância Epidemiológica ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

De acordo com a secretária de saúde que esteve acompanhando a ação, Denise Lima Mascarenhas, a iniciativa tem o intuito de agilizar e desafogar a demanda de casos notificados com suspeita da doença. “Este exame não tem falso negativo e as pessoas que tiveram contato com casos confirmados e foram notificadas estão sendo beneficiadas com este serviço, estamos priorizando este público para dar mais eficácia ao identificar e interromper a cadeia de transmissão”, pontuou.
Os critérios para notificação são determinados pelo Ministério da Saúde através do relato de sintomas que o paciente vem apresentando. “Não adianta comparecer sem o agendamento, nós iremos atender apenas as pessoas que foram programadas”, ressaltou Francisca Lúcia Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
A coleta foi feita por profissionais da Secretaria de Saúde, utilizando todos os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação. “Estamos utilizando o macacão impermeável, avental, touca na cabeça, propé descartável, luvas, máscara N95 e por cima uma máscara cirúrgica. Além disso o protetor facial também está sendo utilizado”, descreve a enfermeira Tamyles Moreira.
O prefeito Colbert Martins Filho também esteve acompanhando de perto a ação junto a primeira dama Adenilda Martins. “Parabenizo a toda equipe da Vigilância e da rede municipal de saúde que tem se empenhado no controle do coronavírus”, elogiou.

Nenhum comentário: